sábado, 8 de maio de 2010

Em quais países do mundo é possível produzir vinhos bons ?

Quero falar do conceito de isotermas - conceitualmente, as isotermas são linhas retas que ligam pontos que tem temperaturas semelhantes.

Quando a gente olha para o globo terrestre, pode-se imaginar que ele é dividido em "faixas" horizontais paralelas, e que cada uma dessas faixas identifica, mais ou menos, zonas de temperatura e de condições climáticas semelhantes.


Duas dessas faixas reunem as condições ideais (em termos de clima) para a produção do vinho. Veja no mapa aí ao lado quais são essas faixas.


Você vai notar que a isoterma norte abrange praticamente toda a Europa e os Estados Unidos (onde se produz bons vinhos). Já a isoterma sul tem grandes extensões de oceano, mas estão dentro de sua área a Argentina, o Chile, a África do Sul, a Austrália, a Nova Zelândia - países onde também se produz bons vinhos.

Dá para produzir vinho de qualidade fora das isotermas ? Dá, sim - mas essa produção vai envolver muito mais tecnologia para atenuar as oscilações climáticas. Em outras palavras, a produção fora das isotermas é mais difícil, mais arriscada e custa mais caro ...

Veja que o Brasil está quase totalmente fora da isoterma, com a possível exceção do sul do Rio Grande. Sintomático, não acham ?

Outra curiosidade interessante - a China está totalmente dentro da isoterma norte ... será que uma hora os chineses vão se dar conta disso e começar a produzir bons Cabernets e Merlots ? O tempo dirá ...

Nenhum comentário:

Powered By Blogger