sexta-feira, 18 de junho de 2010

Fondue & vinho especial - é o Dia dos Namorados !


Há anos, Tereza e eu decidimos ficar em casa no Dia dos Namorados. Nessa data, os restaurantes em São Paulo ficam insuportáveis - todo mundo resolve sair pra comemorar ...


Como tínhamos em casa nossos amigos Angela e Fábio na data precisa do Dia dos Namorados, adiamos nossa "comemoração" particular para uma data mais propícia - ela aconteceu ontem, quinta-feira, dia 17 de junho.

Fizemos um fondue de queijo, com batatinhas e cebolinhas, que ficou uma delícia. Como a data era especial, tomamos a liberdade de fugir ao espírito original deste blog (vinhos acessíveis) e decidimos experimentar um vinho especial, trazido do free shop - um Caballo Loco, mitológico vinho chileno considerado vinho de autor.

E o que vem a ser um vinho de autor ? É um pouco garantia de qualidade, um pouco golpe de marketing. O Caballo Loco, por exemplo, não identifica as uvas de que é feito (dá pra sentir que a base é cabernet sauvignon, e a literatura informa que há também cabernet franc, merlot e carmenère) e nem a safra, já que o produtor mistura um pouco da safra anterior na produção do vinho. Ele é identificado por uma numeração sequencial, ano a ano. Este que bebemos, por exemplo, é o Caballo Loco Número 11 - o que indica que a safra deve ser de 2006, com mescla de vinhos da safra de 2005. O produtor é a Valdivieso, do Chile, cujo proprietário, Jorge Coderch, tinha exatamente o apelido de Caballo Loco.

Os resultados ? Excelentes ...

O vinho é aveludado, complexo, rico em aromas diferentes, com bastante álcool (são 14,5 graus) e sabores marcantes. O casamento com os sabores também marcantes do queijo e das cebolinhas ficou muito gostoso ...

Enfim, uma bela celebração de Dia dos Namorados - na foto, dá pra ver a satisfação da Tereza empunhando a nossa garrafinha, pela qual pagamos algo ao redor de USD 100 no free shop.
Ok, Ok, concordo - não é mesmo um vinho pra todo dia ...

Mas de vez em quando, a gente merece, ou não merece ?!?

2 comentários:

Anônimo disse...

Pai, acabei de descobrir o Blog e adorei! Vamos marcar um jantar com um vinhozinho?
Saudades,

Chico

Nivaldo Sanches disse...

Olá, Chico, finalmente você apareceu ! Que saudades !
Vamos marcar, sim - acho que estou sem seu e-mail. Me mande um e-mail no nivaldosanches2000@hotmail.com.

Beijos

Powered By Blogger