segunda-feira, 28 de junho de 2010

Vinhos na churrascaria


Alguns leitores do nosso blog têm me perguntado sobre vinhos que combinam com churrasco. O leque de opções é bem grande - há vários tipos de vinhos que combinam com as carnes grelhadas, vai depender muito do gosto, da data, do estilo - e do bolso, claro ! - de cada um.


Ontem, domingão, bons jogos da Copa do Mundo pra ver na TV - dia talhado para churrasco. Só que, além disso, era o aniversário do Ricardo, irmão da Tereza, o que justificava uma churrascaria mais caprichada, e um vinho um pouquinho melhor.

Para nós, churrascaria caprichada em São Paulo tem nome : a campeã é mesmo o velho Fogo de Chão da avenida Santo Amaro. As carnes são ótimas, os complementos são ótimos, o lugar é bonito, o serviço é absolutamente impecável. Ok, Ok, não é barato - nada é perfeito ...

Como se tudo isso não bastasse, a carta de vinhos é fantástica. A variedade é muito grande, há centenas de escolhas possíveis, e você ainda pode, se quiser, visitar a bela adega climatizada que eles têm logo na entrada do restaurante. É só pedir ao garçon. Os preços ? Bem, não são baratinhos, mas também não chegam a ser daqueles lugares em que a gente se sente assaltado em plena luz do dia ...

Tomamos um belíssimo Chianti Classico Brolio, da vinícola italiana Ricasoli. O vinho estava delicioso, equilibrando bem os aromas de frutas frescas com taninos elegantes que não "amarravam". Na boca, as fatias fininhas de picanha ao ponto quase se derretiam em contato com o vinho.

Foi um vinho muito bom para acompanhar o aniversário do Ricardo - principalmente porque ele não bebe nada de álcool, cabendo a mim e à Tereza a dura tarefa de esvaziar a garrafinha de Chianti ...

Acabada a primeira garrafa, ainda tínhamos sede - mas como bem sabem a Tatiana e o marido dela, não se encontram meias-garrafas com muita facilidade no nosso mercado. Tivemos que trocar de vinho. O escolhido para a meia-garrafinha (dentro das limitadas possibilidades do cardápio) foi um Catena, um malbec argentino. É um bom vinho, que já tomamos outras vezes - mas desta vez, por conta da comparação com o belo Chianti que tínhamos acabado de tomar, ele ficou sem graça e não casou bem com a carne ... que pena !

Assim, que fique registrado - o Chianti Classico pode ser uma bela combinação para o seu churrasco. Há muitas e muitas outras opções - voltarei a falar delas em futuros posts.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger