quinta-feira, 1 de julho de 2010

Enófilo, enólogo, sommelier ...

Os três substantivos aí acima causam muita confusão entre as pessoas que gostam de vinhos. Afinal, quem é o quê ?

Cada vinícola precisa ter um profissional especializado (com curso superior !) para ser o responsável final pelos vinhos produzidos. É o cara que decide quais as uvas que serão utilizadas, em que proporções. Ele deve decidir também como proceder as misturas (os cortes dos vinhos), quais os vinhos que devem permanecer em barricas de carvalho e por quanto tempo. Normalmente, esse profissional vai também acompanhar o plantio e a colheita das uvas, recomendando os tempos corretos de maturação, os processos de colheita e de processamento, e assim por diante. Enfim, ele é o verdadeiro pai do vinho. Esse cara é o enólogo.

Existem no Brasil apenas três faculdades que oferecem o curso superior de Enologia - duas delas ficam no Rio Grande do Sul, a terceira fica em Pernambuco.

Um bom restaurante costuma ter uma boa carta de vinhos. Essa carta deve ter, em princípio, ofertas de vinhos de tipos variados - alguns brancos, alguns tintos, talvez alguns rosés. A oferta de vinhos deve estar associada, é claro, aos pratos oferecidos pelo restaurante (massas, peixes, carnes). A carta pode ter vinhos de sobremesa, pode ter vinhos fortificados. É interessante que exista a possibilidade de escolher entre vinhos de diversos países, e é imprescindível que tenha vinhos de diferentes faixas de preços, para acomodar os bolsos de todos os tipos de clientes. O sujeito que define essa carta de vinhos é o sommelier. Cabe ao sommelier também conhecer todos os vinhos da carta (ou pelo menos fingir bem que conhece ...), pois ele será o cara a quem os clientes pedirão informações e sugestões. Se for uma moça, claro, será uma sommelière.

O sommelier é um profissional que pode ser formado por cursos específicos de curta duração, ou por muitos anos de experiência.

Existe em português uma palavra com o mesmo significado de sommelier - é o escanção ... Feio, né ? Melhor ficarmos mesmo com o francês sommelier.

E o enófilo, quem é esse sujeito ? Bem, a palavra enófilo, etimologicamente, significa "amigo dos vinhos". Ou seja, é o sujeito que, sem ter feito nenhum tipo de curso especial, gosta dos vinhos, gosta de bebê-los, de ler sobre eles, de conversar a respeito deles.

Alguns chegam até a fazer blogs na internet para falar sobre os vinhos que andam bebendo ...

Pois é, eu sou um enófilo - como são vocês todos que me lêem e que contribuem para o nosso blog.

E não um reles cachaceiro, como dizem as más-línguas.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger