segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A Copa dos Copos - Parte 13


Nossa Copa dos Copos se aproxima rapidamente do seu grande final, assim como já aconteceu com o Mundial de futebol da África do Sul.


Já temos uma semi-final definida, com França e Portugal. Resta agora definir o segundo jogo das semi-finais.


O jogo de hoje será disputado por adversários de grande peso : Alemanha e Argentina. No Mundial de futebol, todos se lembram, a Alemanha goleou a Argentina impiedosamente, por 4 a zero. Como será o embate na Copa dos Copos ?

A Alemanha tem um grande time, composto principalmente por seus maravilhosos vinhos brancos, produzidos na região sudoeste do país.

No gol, a magnífica região de Mosel-Saar-Ruwer, com seus rieslings - os melhores do mundo, sem dúvida.

A defesa é composta pelas grandes regiões mais ao sul, Baden e Pfalz, onde predominam as uvas pinot - que na Alemanha atendem por nomes meio diferentes, como a Weissburgunder (pinot blanc) e a Spätburgunder (pinot noir). Também jogam nesta área do campo os vinhos de Franken, produzidos com a variedade Silvaner - menos considerada que as outras, mas ainda assim de alguma qualidade.

O ataque é talvez seu ponto mais fraco : as regiões de Ahr, Mittelrhein, Nahe e Rheingau . A maior parte dos vinhos produzidos aqui também é da uva riesling, mas não se comparam aos vinhos de Baden e do Mosel. Há ainda a região de Würtenberg, com suas uvas Schwarzriesling e Trollinger - nada de especial, enfim ...

E do outro lado ? Como está a Argentina ? Terá, também nos vinhos, os seus deslumbrantes talentos como Messi e Maradona ?

A resposta é sim. Há vinhos brilhantes na Argentina, e espalhados por diversas regiões do país.

Desde Mendoza (Lujan de Cuyo, Maipú, Valle do Uco) até a Patagonia (Neuquén, Rio Negro), passando por Salta, San Juan, La Rioja e Catamarca - os vinhos argentinos continuam dando um show de competência, sabor, tecnologia e qualidade.

São chardonnay, pinot noir, torrontés, cabernet sauvignon, bonarda, syrah - e, é claro, o grande capitão da equipe argentina, a uva malbec. Certamente, alguns dos melhores e mais bem-feitos malbecs do mundo são produzidos por nuestros hermanitos tão queridos ...

E já temos mais um semi-finalista na Copa dos Copos - a Argentina. Mais uma grande equipe, a Alemanha, tomba pelo caminho ...

Sim, na Copa dos Copos a Argentina teve sua revanche do Mundial de futebol. OK, não foi uma goleada histórica como aqueles 4 a zero, mas foi sem dúvida uma bela vitória.

2 comentários:

Unknown disse...

Tem final esta Copa ou nao?

Nivaldo Sanches disse...

Sim, a Copa dos Copos vai ter final ... Eu sei que demorei demais, e a coisa toda perdeu um pouco da graça, e a Copa do Mundo já é coisa do passado - mas, enfim, não vou deixar a nossa Copa dos Copos terminar no tapetão, né ? Afinal, o Ricardo Teixeira não dá as cartas por aqui, não, senhor !! Nos próximos dias vou finalizar a Copa, prometo !

Powered By Blogger