quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Est ! Est !! Est !!!

Minha querida amiga Angela, leitora e apoiadora deste blog desde sempre, sugeriu que eu registrasse aqui algumas historinhas sobre vinhos - sabe como é, aquele tipo de história que pode render uma conversa divertida no jantar com amigos, entre uma taça e outra.

Aqui vai a primeira dessas historinhas :

Na província italiana do Lazio, próximo da cidade de Roma, produz-se um vinho branco chamado Est ! Est !! Est !!! É um vinho feito a partir das uvas malvasia e trebbiano, bastante comuns por ali. O vinho em si não tem nada de especial - é só um bom vinho branco, refrescante, desses de se tomar geladinho em uma tarde de verão à beira da piscina.

Bacana mesmo é a historinha que dá ao vinho esse nome tão curioso ...

Segundo a lenda (ou será História ?), um bispo alemão tinha de vir até Roma. Como era chegado em um bom vinho, ele encarregou um funcionário seu de vir na frente, identificando as localidades onde se produziam vinhos de qualidade. Sempre que encontrasse um bom vinho, o tal funcionário deveria pregar uma plaqueta na entrada da vinícola com a palavra latina EST - seria um sinal para o bispo, que vinha mais atrás, de que ali havia um vinho que poderia ser bebido ...

Parece que ao chegar nesta pequena propriedade no Lazio, o rapaz se encantou tanto com o vinho que era produzido por lá que não se conteve - escreveu na plaqueta EST ! EST !! EST !!!

Será que o tal bispo se encantou com o vinho tanto quanto seu jovem funcionário ? Não sabemos ... Eu, de minha parte, não achei nenhuma maravilha - mas a historinha é boa, convenhamos !

2 comentários:

Angela disse...

Nivaldo,
Adorei a história! Verdade ou não, já deu vontade de beber este vinho.

Bjs,
Angela

Nivaldo Sanches disse...

Pois é, Angela - mas a história é melhor do que o vinho, acredite ... risos ...

Powered By Blogger