segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Comportamento elogiável do restaurante Ráscal

Já falei por aqui, em outros posts, sobre o Ráscal, restaurante de comida rápida aqui em Sampa que tem boa comida e uma bela carta de vinhos, a preços bem razoáveis.

Semana passada, fomos jantar por lá, Tereza e eu - e aconteceu um fato notável que eu faço questão de elogiar, outra vez, aqui no blog.

Pedi um Primitivo di Manduria Masseria Trajone, um tinto da Puglia que combina bem com as pizzas que iríamos traçar em breve, e que tem preços legais (por volta de 60 reais).

Eles demoraram um pouco para trazer o vinho, o que já nos fez pensar que poderia ter havido algum problema. Tinha mesmo : em alguns minutos, o sommelier veio nos informar que o vinho pedido havia acabado. Mas - surpresa ! - ele já trazia nas mãos uma sugestão de substituição : um Primitivo di Manduria Sessantanni 2007, da vinícola Farnese.

A garrafa desse vinho já impressiona - ela é feita com vidro reforçado, e pesa muito mais do que as garrafas normais. O vidro é escuro e espesso, o rótulo elegante - e a embalagem já prepara a gente para o que vamos encontrar do lado de dentro da garrafa ...

Um vinho de cor bela, intensa, escura, com aromas potentes de frutas vermelhas. Na boca, taninos redondos que foram ficando cada vez mais macios, à medida que o tempo passava e a garrafa permanecia aberta. Um vinho com muito corpo (14,5 % de álcool) e muita personalidade.

Ainda mais interessante - na hora da conta, o preço cobrado foi o do Masseria Trajone, e não o preço real do Sessantanni, que era quase três vezes mais caro.

Bacana, né ?

10 comentários:

Angela disse...

O velho truque do overbooking...

Nivaldo Sanches disse...

Pois é, Angela - só que um overbooking que funciona a nosso favor : tomamos o vinho mais caro, pelo preço do mais baratinho ...

Beijos

MondoVinho disse...

Meu amigo Nivaldo, certamente elogiável (sempre se não foi engano deles! ;-)).
De qualquer forma se deu bem!Este vinho é simplesmente fantástico, um dos meus favoritos de sempre. Até sem querer você tem os meus mesmos gostos! Rsrsr
(falei dele aqui http://mondovinho.blogspot.com/2010/11/o-vinho-sensacao.html)
Grande abraço!

Nivaldo Sanches disse...

Veja só, Mario, parece que temos mesmo gostos semelhantes !!
Acabei de ler seu post sobre o Sessantanni, está ótimo, como sempre. Recomendo a todos !

Quanto ao Ráscal, não foi engano deles, não, foi de propósito. Aconteceu até uma coisa engraçada : o sommelier trouxe o Sessantanni,nos informou sobre as características do vinho, chamou a atenção para o peso da garrafa e disse que o custo seria o mesmo do Masseria Trajone.
Depois veio um garçon (não sei se instruído ou não pelo sommelier ...) e nos informou que este vinho era bem mais caro que o outro ...risos

Enfim, eu como cliente saí ganhando, mas o restaurante ganha um cliente fiel, ganha respeito e admiração dos consumidores, e ganha um puco mais de propaganda boca-a-boca grátis, certo ?

Abraços

MondoVinho disse...

Que beleza! Este tipo de atitude é hoje em dia uma verdadeira raridade.
Abraço

http://fv.ribeiro.zip.net/ disse...

Acho que eles estão precisando de um CFO mais linha dura, por lá...rs

Nivaldo Sanches disse...

Por favor, Fabio, não mande currículo para lá !!! .. risos ...

Alex Araujo disse...

Tem uma outra coisa muito interessante do Rascal: eles não cobram rolha! Isto mesmo, não cobram. Uma atitude simplesmente louvável, de demonstração de respeito ao cliente, digna de exemplo para os demais restaurantes.

Nivaldo Sanches disse...

Veja só, Alex - isso eu não sabia ! E olhe que eles teriam todas as desculpas para cobrar rolha - afinal, eles investiram em montar adegas em todas as lojas, montar uma carta legal, garantir um bom estoque, treinar sommeliers e garçons ... Isso tudo evidentemente não custa barato !
Por outro lado, fazendo esse gesto tão elegante de não cobrar a rolha, eles ganham em marketing e provavelmente perdem pouco em grana - quantas pessoas realmente levam sua garrafa de vinho ao restaurante, não é mesmo ?

Enfim fica aqui o registro, ótimo de se fazer - o Ráscal é um restaurante que realmente respeita o seu cliente ! Parabéns pra eles !

Anônimo disse...

Olá, Nivaldo!
Que bacana você ter escrito sobre os vinhos do Ráscal. Obrigado pelo feedback sobre o restaurante. Aproveitando: estamos com um blog oficial agora! É o www.blogdorascal.com.br. Lá tem receitas, um pouco da nossa história, posts do nosso fundador, dicas da chef Nadia Pizzo e muito mais. Também dá pra encontrar o Ráscal em www.twitter.com/GrupoRascal e www.facebook.com/restauranterascal! Ah, se puder, por favor, mande seus contatos para redes.sociais@rascal.com.br para podermos nos falar futuramente sobre promoções e parcerias! Nos vemos por aí! Grande abraço!

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