segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Surpresas com vinhos pelo Brasil afora

Pra começo de conversa, um feliz ano de 2011 para todos nós, com muito vinho bom, muitas experiências novas e muito sucesso !

Tereza e eu passamos o final de ano em Gonçalves, agradável cidade no sul de Minas - ali, pertinho de Monte Verde e Campos do Jordão.

A cidadezinha tem menos de 5.000 habitantes, e uma vocação turística muito forte, com seus belos cenários mineiros, pousadas legais e um punhado de bons restaurantes.

Pois bem : no coração da cidade, na Praça Monsenhor Dutra (em frente à Igreja e ao coreto), fica o simpático Bar do Marcelo - uma cachaçaria comandada pelo Marcelo em pessoa, é claro. Nossa querida amiga Sílvia, leitora do blog, havia recomendado uma visita a este Bar.

Ele tem mais de 600 rótulos de cachaças, além de quitutes, conservas, doces e outras coisinhas mais. Há um site na Internet, mas acho que ainda é apenas um esboço, só com cinco fotografias - de qualquer forma, veja aqui.

O bacana é que, no subsolo do Bar, o Marcelo toca um outro negócio - a loja Gonçalvinhos. Meus amigos, ficamos perplexos ao entrar na loja ! Uma enorme quantidade de garrafas, uma amplíssima variedade de rótulos - chilenos, argentinos, brasileiros, franceses, italianos, espanhóis, portugueses ... Enfim, um parque de diversões para nós !

Segundo o Marcelo, ele está trabalhando com diversas importadoras, exatamente para ter sempre essa oferta variada e muito ampla. Mais bacana ainda - os preços do Marcelo são muito bons, na maioria dos casos (principalmente para quem está habituado a comprar vinhos aqui em São Paulo, como eu).

Acabei comprando por lá coisas inesperadas, como o argentino Alma Negra Pinot Noir, e o francês Dopff Au Moulin Riesling 2006, da Alsácia. Boas lembrancinhas para se trazer de Gonçalves, não acham ?

Aproveitei e trouxe também uma boa cachacinha mineira recomendada pelo Marcelo, a Dedo de Prosa.

Fica aqui o alerta - ao contrário do que podemos imaginar com nossos preconceitos de cidade grande, o hábito de consumir bons vinhos está se tornando popular por todo o país. Se você der uma passadinha por Gonçalves, não deixe de conferir essa verdade no Bar do Marcelo !

6 comentários:

Unknown disse...

Opa! vamos aproveitar que nao nos encontramos faz tempo e vamos dar um dedinho desta prosa entao rsrsrs

Nivaldo Sanches disse...

Sabe duma, Leo ? Sempre que eu bebo alguma cachaça boa por aí eu lembro de você ... porque será, heim ?!?

Grande abraço - aliás, um abraço especial : hoje é dia do seu aniversário !!

MondoVinho disse...

Pois é Nivaldo. Vou repassar pra vc uma frase de um meu amigo que recentemente visitou a Toscana e experimentou a clássica harmonização de sobremesa Cantuccini com Vin Santo (que vc deve conhecer): “Os biscoitos sozinhos não têm graça. O vinho sozinho idem. Mas juntos são maravilhosos!”. Prodígios da harmonização.
Grande abraço!
mondovinho.blogspot.com

Nivaldo Sanches disse...

É isso mesmo, Mario - a harmonização atua nos dois sentidos. Você pode ter umas coisinhas meio sem graça que melhorem muito quando harmonizadas (é o seu exemplo) ou coisas ótimas isoladamente mas que não harmonizam muito bem ... O segredo é experimentar sempre, não acha ?

A propósito - que saudades dos cantucci com Vin Santo da Toscana ! Aquilo, sim, é que é "molhar o biscoito" !!!!

Abraços !

Silvia disse...

Que bom que vcs curtiram Gonçalves e o "barzinho" do Marcelo. Há três anos, era pouco mais que isso mesmo - muita cachaça e muitas compotas, com poucas e caras opções de vinhos. Mas quando passei rapidamente pelo local agora em dezembro, fiquei pasma com a mudança. E é bom ouvir de alguém que entende do assunto que a mudança não é só visual e quantitativa, mas qualitativa tb.
Muitos vinhos, viagens e encontros neste 2011!

Nivaldo Sanches disse...

Pois é, Silvia, passamos um bom tempo "analisando" a maravilhosa adega do Bar do Marcelo ... Como sempre, sua dica foi preciosa !
De forma geral, gostamos bastante da cidade, do visual tão "mineiro", das colinas e das araucárias, dos restaurantes ...
Beijos, e até o próximo encontro (certamente, com vinho ...)

Powered By Blogger