quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Vinturi - um aerador portátil para vinhos

Jantamos ontem na casa dos nossos queridos amigos Guillermina e Adalberto - além deles, o Sebastian também estava por lá. Todos leitores deste blog e todos grandes bebedores de vinhos !

Acompanhando o churrasco, tomamos um delicioso Monte do Pintor - um vinho do Alentejo, sedoso e encorpado, potente como só os vinhos portugueses podem ser. Para completar, sua imponente garrafa de 1,5 litros dava ainda mais vontade de bebê-lo ...

Além do prazer de compartilhar essa preciosidade com os amigos (e além da emocionante discussão política que tomou conta da mesa a certa altura), o grande charme da noite ficou por conta do Vinturi, mais um desses apetrechos que deixam os enófilos com os olhos cobiçosos brilhando ...

Trata-se de um pequeno instrumento de vidro, bonito e elegante, que pode - segundo o fabricante - substituir o decanter em sua função de aerar ou oxigenar o vinho. A coisa consiste simplesmente em segurar o aparelhinho sobre a taça e verter o vinho, de forma que o líquido passe primeiro por ele antes de cair na taça.

O resultado é impressionante !  Incrédulos, nós fizemos o teste de verificação na hora, provando goles alternados de taças diferentes - com e sem o uso do Venturi. O vinho realmente fica aerado como se tivesse repousado por pelo menos uma hora num bom decanter.

Claro, é só mais um dos muito gadgets que os bebedores de vinho têm à disposição hoje em dia nas lojas do ramo - mas que funciona, funciona, principalmente se você tem pressa de beber o vinho da garrafa que acabou de abrir, e não tem saco de deixá-lo descansar por uma longuíssima hora no decanter.

Parece que o tal aparelhinho se baseia em um princípio físico qualquer, relativo à dispersão do ar por dentro do líquido quando este passa por um tubo estreitado. Quem quiser entender melhor o processo pode arriscar uma consulta na Wikipedia em inglês. É só clicar aqui.

Saúde !


Sebastian usando o Vinturi, diante dos olhares desconfiados da Guillermina e da Tereza

Nenhum comentário:

Powered By Blogger