segunda-feira, 30 de maio de 2011

Provando novos vinhos em Santo Antonio do Pinhal


Passamos o final de semana em um lindo hotelzinho na cidade de Santo Antonio do Pinhal, bem perto de Campos do Jordão - mas longe da muvuca, do trânsito e das multidões de turistas de Campos ...

A cidade é bem pequena, bonita e bem arrumada, e ainda preserva muito do seu encanto natural - lindas paisagens, bons restaurantes, pousadas encantadoras. Ficamos em uma dessas - a Pousada do Cedro, onde fomos muito bem tratados e pudemos curtir o frio, a boa comida, os vinhos. Aliás, a pousada tem um ótimo restaurante, o Na Mata, pilotado pelo chef toscano Marcello Catalfano, e uma carta de vinhos com mais de 130 rótulos.

Num dos jantares, pedimos um vinho que nunca tínhamos bebido - um Dukesfield Pinot Noir 2008, um vinho sul-africano, produzido no Distrito de Robertson. Já no visual o vinho começou a nos encantar - clarinho, transparente, quase rosé, na melhor tradição dos maravilhosos pinot noir da Borgonha. Logo que aberto, o aroma que se destacava era o de fruta fresca - cereja ou amora. Depois de algum tempo, a pinot noir - ah, uvinha caprichosa ! -  começava a mostrar suas habilidades : os aromas agora lembravam algo de couro, caça, tabaco.

No paladar, um sabor sedoso e macio, taninos suaves, e uma persistência notável -  a gente engole o vinho e continua a sentir o sabor flutuando na boca por um tempão !

Enfim, mais uma boa descoberta no terreno da romântica pinot noir - um vinho que tem um estilo mais próximo dos clássicos da Borgonha do que dos pinot noir do Novo Mundo, como os da Nova Zelândia ou da Patagônia.

O preço, na importadora Mistral, é de cerca de 50 reais. Razoável, né ?

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente este vinho é muito bom. Estamos jantando no Bassi e decidimos provar. Estamos harmonizando com um carpaccio. Perfeito....recomendo. Preço do vinho no Bassi R$ 57,00 muito honesto.
Adalberto/Gui

Powered By Blogger