sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Novos vinhos, novas harmonizações

Ontem à noite, jantamos em um lugar de que sempre gostamos muito - o Ráscal, na filial que fica no Shopping Market Place. Eles sempre ganham o título de Melhor Cozinha Rápida naquela edição anual da Vejinha - pois bem, este ano, ganharam também o título de Melhor Carta de Vinhos. Pessoalmente, achei ótima a premiação : a carta de vinhos do Ráscal é ampla e variada, tem vinhos de qualidades e preços para todo mundo. Ontem à noite, todos os garçons exibiam no peito um selinho dourado comemorando os dois títulos deste ano.

O jantar foi como sempre por lá : uma caprichada mesa de antepastos, uma pizza bem acima da média, serviço cordial e atencioso - e, claro, um bom vinho.

Provamos um Bremerton Selkirk Shiraz 2007 - um australiano produzido na região de Langhorn Creek, em South Australia. Como bom shiraz australiano, o vinho mescla aromas de frutas com aquelas notas de especiarias que já são clássicas nesse vinho, principalmente cravo e pimenta-do-reino. Na boca, o vinho se mostrou bem equilibrado. Ele tem uma graduação alcoólica alta - são 14,5 graus - mas a gente mal percebe. Um vinho redondo, de personalidade, que harmonizou muitíssimo bem com uma pizza de mozzarella com alho, e também com a minha deliciosa calabresa curada.

O vinho não é baratinho, mas dá pra encarar  - cerca de 90 reais.

Já com a pizza de atum da Tereza, a coisa não funcionou bem. Aliás, ficou pra nós a curiosidade - que vinho harmonizaria bem com uma pizza desse tipo ? O atum tem sabor muito marcante, mas a pizza clássica também leva muita cebola e molho de tomate - acho que é mesmo uma combinação complicada. Vamos ter que testar outras possibilidades ... Alguém aí tem alguma sugestão ?

Como sempre, saímos de lá satisfeitos e felizes, com a comida, com o vinho, e com a qualidade do serviço. Destaque para a simpatia e a competência do sommelier Gilberto, que sempre nos atende muito bem.

Somos fregueses, e continuaremos sendo !

6 comentários:

MondoVinho disse...

Grande Nivaldo! Coincidência, semana passada também degustei este Shiraz da Bremerton! Muito bom, por sinal.
Abração!

Nivaldo Sanches disse...

Pois é, Mário, parece que a gente continua com gostos semelhantes pros vinhos !
E é ótimo descobrir coisas novas - isto é, vinhos que a gente ainda não tinha bebido ... Felizmente, o mundo dos vinhos é vasto o suficiente para nos proporcionar novas experiências o tempo todo !
Grande abraço

Evelyn Fligeri disse...

Olá;
Minha pizza preferida também é de atum, e ainda não descobri um vinho que aguente tal ingrediente. Já ouvi dizer que com Chardonnay barricado dá pra harmonizar, mas ainda não testei... Fica a sugestão!
Beijos pra esse casal show!!
Evelyn

Nivaldo Sanches disse...

Boa sugestão, Evelyn, um chardonnay barricado, daqueles que o Mário Trano costuma dizer que quase "dá pra cortar com a faca", pode ser uma boa alternativa ...
Vamos testar por aqui, depois eu conto o resultado !

Beijos

fbirman disse...

Também acho que a pizza de atum pede um Chardonnay! Por outro lado, ele não harmonizaria muito bem com as demais pizzas.

Nivaldo Sanches disse...

É o que eu também acho, Fernando ... A saída vai ser, talvez, fazer a experiência no próprio Ráscal, que além de ter ótimas pizzas, tem uma boa oferta de vinhos em taça.

Abraços !

Powered By Blogger