sexta-feira, 21 de maio de 2010

A Copa dos Copos - Parte 3

E começam as oitavas-de-final do nosso campeonato mundial de vinhos !

O primeiro grande confronto será entre França e Grécia.



O time da França está escalado. No gol, o imbatível Sauternes - simplesmente, o melhor vinho de sobremesa do mundo. A defesa é segura : Côtes du Rhône, Vale do Loire, Beaujolais e Provence. O meio-de-campo é fluido e sutil, com Alsácia e Châteneuf du Pape. E o ataque é absolutamente mortal : Borgonha, Bordeaux, Champagne e Chablis.









A pobre Grécia ainda tenta fazer o que pode, com seu elenco modesto onde se destacam os tintos das uvas Agyorgytykos e Mandelaria, e os brancos das uvas Roditis e Assyrtiko. A Grécia ainda conta com um trunfo - Retsina, seu vinho branco característico, geralmente produzido com a uva Savantiano ao qual se mistura uma resina vegetal extraída dos pinheiros.




Mas não existe a menor possibilidade de dar zebra neste confronto - a goleada é certa, e a França é o primeiro país classificado às quartas-de-final da nossa Copa dos Copos !

6 comentários:

NOSSO VINHO disse...

Pobre Grécia, depois da crise econômica, agora vai tomar goleada no campo e aqui.

Abraços a vocês.

Paulo

Nivaldo Sanches disse...

Pois é, Paulo, parece que as glórias da Grécia ficam mesmo para os tempos de Sócrates, Platão, Aristóteles, Eurípedes, Sófocles ... Hoje em dia, é pancada de todos os lados ....
Abraços

Silvia disse...

Por falar na "pobre" Grécia e em suas glórias passadas, fiquei pensando na origem do vinho - existe alguma informação segura sobre onde surgiu ou é uma daquelas polêmicas que jamais vão ser resolvidas?

Nivaldo Sanches disse...

Olá, Silvia ! Sim, existe uma razoável dose de certeza sobre a origem histórica do vinho, e sobre como ele se espalhou pela Europa e depois pelo mundo. Vou escrever um post sobre isso nos próximos dias - não perca ! E obrigado por me "soprar" essa sugestão.

Unknown disse...

Oi Nivaldo,
Estou me sentindo uma troglodita, diante de tantas e especiais informações.
Agora, que caiu a ficha... vejo o quanto sou ignorante nesse assunto.
Até gostaria de saber um pouquinho. Me parece elegante... vc pedir e saber pedir um bom vinho. Eu, coitada, fico embriagada só de olhar prá garrafa. Quando vc fala nesses inúmeros nomes de uvas, penso que estou ou vc está em outro planeta. Quem sabe, muita persistência, acabo por entender tudo e começar a beber até cair...!
Não, cair não é elegante... risos.
Vou fazer o curso, com vc,de alfabetização de vinhos.Espero que a galera que não me tome como ridícula. Sou mesmo.
Parabéns, meu querido agregado.
Farei outras incursões no seu blog, e quem sabe... tudo pode acontecer...
Diga a Thereza que estou melhorando naquele ´especial aspecto`.Nomeei o Vanderlei como ´chef de cuisine`...Entro só com a boca... risos...
Beijim...

Nivaldo Sanches disse...

Olá, Angela, que bom "ver" você aqui no nosso blog !
Que ridícula, que nada, mulher ! Parafraseando o poeta Ferreira Gullar, eu diria que o vinho não foi feito pra humilhar ninguém ... Aliás, um professor meu da ABS dizia que o vinho foi feito mesmo é pra gente beber, não pra ficar olhando pra ele.
O importante é desfrutar o prazer que ele proporciona - o resto, nomes de uvas, cepas, regiões produtoras - é o resto, informações complementares pra quem se interessa por esses assuntos .. Relaxe e beba - enquanto tio Vanderlei faz a comida ... risos ...
Beijos, venha sempre !

Powered By Blogger