segunda-feira, 24 de maio de 2010

Mas são tantos vinhos na prateleira ! Como eu vou escolher UM ?!?


É, meus amigos queridos, não é fácil a vida de um pobre comprador de vinhos ...


A gente estaciona diante da prateleira do supermercado e fica por lá, meio boquiaberto, perplexo diante daquele incrível numero de possibilidades. Como escolher UM rótulo ? UMA garrafinha ? Pelo preço ? Pelo país ? Pela uva ?


Não dá para ter uma resposta objetiva a essas perguntas. Vai depender da ocasião, do gosto pessoal, do bolso de cada um, da experiência anterior ...

Mas dá, sim, para ajudar a escolher. É possível dar algumas dicas para que a gente possa, pelo menos, entender melhor um rótulo, e saber identificar o que é que se esconde por trás daquelas palavrinhas e siglas meio misteriosas.

As informação de um rótulo dependem da legislação de cada país - portanto, para falar de rótulos, vou ter de falar de cada um dos países mais importantes do mundo do vinho. Mas vocês vão ver que a legislação européia é semelhante de um país para o outro, assim como a argentina e a chilena são também semelhantes entre si.

Vamos começar, então, pelos vinhos espanhóis.

Os vinhos da Espanha são classificados, segundo a lei, em 4 tipos, listados abaixo, do mais sofisticado ao mais simples :


  • Denominación de Origen Calificada (DOCa)

  • Denominación de Origen (DO)

  • Vino de la tierra

  • Vino de mesa

Há ainda mais dois tipos, o Vino de Calidad com Indicación Geografica e o Denominación de Origen de Pago, mas eles praticamente não são encontrados no Brasil. Costumam ter uma produção pequena, local, e quase só são encontrados lá na Espanha, mesmo. Vamos focar nos 4 aí de cima.

Os DOCa são o topo da lista. Só há três DOCa na Espanha : Rioja, Priorat e Cavas (as cavas são os espumantes espanhóis). O rótulo desses vinhos tem que apresentar o nome da DOCa e a expressão Denominación de Origen Calificada.


A seguir, vem os vinhos DO. São um pouco mais de 50 regiões demarcadas, que produzem vinhos de qualidade. Alguns exemplos são Toro, Navarras, Penedès, Yecla, Ribera del Duero, Rias Baixas, Jerez ... Se você quiser ver uma boa apresentação de todas elas, clique aqui.


Tanto as DOCa como as DO são reguladas pelo governo, e muito fiscalizadas. Ao comprar um vinho desse tipo, você pode ter certeza de que está comprando um produto que foi produzido de acordo com regras antigas e bem definidas. Naturalmente, costumam ser os mais caros - mas a probabilidade de você pegar uma garrafinha desse tipo e sair satisfeito depois de bebê-la é alta.


Já os vinos de la tierra e os vinos de mesa são muito menos controlados. Isso que dizer que são necessariamente vinhos ruins ? Não, claro - mas a garantia de qualidade é inferior, e os preços devem ser igualmente inferiores (atenção - isso nem sempre ocorre nos nossos supermercados...)


No caso dos vinhos da Espanha, a uva pode ou não ter sido registrada no rótulo -mas você pode saber qual é a uva, pelo nome da DO ou da DOCa. Um Rioja, por exemplo, sempre será feito à base da uva tempranillo. É a lei - e a lei é seguida e fiscalizada ...


Segundo o envelhecimento, o vinho espanhol pode ser :

  • Crianza - significa que ficou pelo menos 6 meses em barris de carvalho

  • Reserva - pelo menos 12 meses em carvalho

  • Gran Reserva - pelo menos 18 meses em carvalho

Se não tiver nenhuma dessas 3 expressões escritas no rótulo, trata-se de um vino jóven - com nada ou quase nada de maturação em carvalho.


Qual é o melhor deles ? De novo, depende do gosto, do momento, do prato que vai acompanhar. É claro que o Gran Reserva é o mais caro, mas não necessariamente o melhor.

Que mais ? A safra, é claro. O ano impresso no rótulo significa o ano em que as uvas foram colhidas.

Isso é o essencial. Nos próximos dias falarei dos rótulos franceses, argentinos, italianos, chilenos...

2 comentários:

Anônimo disse...

Nivaldo meu amigo parabens pelo blog....

Uma sugetão colocar os valores de vinhos honesto com um bom custo beneficio?

Abs

Junior

Nivaldo Sanches disse...

OK, Junior, excelente idéia, obrigado. Vou comentar no meu próximo post alguns vinhos espanhóis com bom preço. Depois, a cada post sobre os rótulos, vou colocar minha lista pessoal de vinhos acessíveis.
Abraços !

Powered By Blogger