Sopa, sopa, sopinha ...
Qual o lar brasileiro que não consome sopa ? Em que casa não se tem o hábito de, nas noites frias do inverno paulistano, tomar uma cálida sopa - de cebola, de palmito, de queijo, de abóbora-com-carne-seca, de pacotinho ?
Por alguma misteriosa razão, a sopa, onipresente nas nossas casas desde sempre, não é um prato considerado "bacana" - raros são os restaurantes que as oferecem.
Não importa. Basta chegarem os primeiros dias do inverno - como esses que temos tido em São Paulo nas últimas semanas - e a sopa impera em todos os lares.
Meu grande amigo Geraldo, leitor do nosso blog, sugere um post harmonizando vinhos com as sopas. Ótima idéia, que passo a executar imediatamente.
Tomamos hoje uma sopa de ervilhas. Simplíssima : uma lata de ervilhas de boa qualidade, alho, cebola, e uma parte de um desses pacotinhos de sopa de ervilha que são encontrados em qualquer supermercado. A sopa ficou gostosa, cremosa - e foi enriquecida por croûtons em saquinhos, comprados no mesmo supermercado.
Escolhemos um vinho da uva cabernet franc - um vinho encorpado, mas mais suave e mais leve que a cabernet sauvignon (a partir da qual, aliás, ela é originada). O eleito foi um argentino, Viñas de Narvaez, honesto e barato - infelizmente, não muito fácil de ser encontrado.
Resultado - uma delícia ! A leve aspereza do vinho combina bem com a untuosidade da sopa (isso é o que os especialistas chamam de harmonização por contraste). Umas gotinhas de tabasco adicionadas à sopa davam ao prato um toque extra, muito bem equilibrado pelos sabores de fruta do vinho.
Experimentem, e depois me contem o que acharam.
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá Nivaldo!
Parabéns pelo Post! Posso dar uma sugestão?
Um ótimo vinho para se beber com sopas é o Quinta do Crasto Douro DOC 2007 http://migre.me/RNQO
Experimente e veja o que acha.
Att,
Wine
Sugestões serão sempre muito bem recebidas - afinal, uma das melhores coisas deste mundo do vinho é exatamente compartilhar com os amigos as boas experiências, certo ?
Os vinhos produzidos no Douro costumam ser muito bons - além, é claro, dos magníficos vinhos do Porto, o Douro é provavelmente hoje a segunda melhor região de Portugal, logo depois do Alentejo. Já tomei o Quinta do Crasto, mas não tive ainda a oportunidade de harmonizá-lo com sopa. Vou seguir sua sugestão !
Abraços, volte sempre !
Postar um comentário