Voltamos, dias atrás, ao belo restaurante Varanda Grill, aqui em São Paulo. Como sempre, o lugar continua belo, o serviço atencioso e a comida de primeira qualidade.
Desta vez, decidimos testar uma harmonização com um vinho diferente. Os pratos - é claro ! - eram de carnes grelhadas, e o vinho escolhido foi um australiano - o Wallace, da vinícola Ben Glaetzer, do Vale do Barossa.
Barossa é o centro da produção vinícola da Austrália, e sua uva emblemática é a shiraz (a mesma que em outros lugares é conhecida como syrah). O vinho escolhido era um corte de shiraz e grenache - a shiraz dá ao aroma um toque bem conhecido de pimenta e de especiarias, e a grenache entra com o aroma frutado, de cerejas frescas. O Wallace descansa por 14 meses em barris de carvalho, o que evidencia ainda mais os seus aromas e sabores complexos.
O vinho, ao primeiro gole, nos pareceu ainda muito carregado nos taninos - mas aí chegaram as carnes, e a harmonização aconteceu, ótima !
Os taninos logo combinaram muito bem com o sabor marcante da carne grelhada e com alguma gordura - e a mágica estava feita : tivemos outro excelente jantar, neste que já está se tornando um dos nosso restaurantes prediletos em Sampa.
Este vinho custou cerca de 120 reais, mas de novo vale salientar - a carta de vinhos do Varanda Grill, além de ser das melhores e mais variadas da cidade, tem vinhos de todos os preços, que cabem em todos os bolsos - muito e muitos deles com preços de apenas dois algarismos (o que ainda é uma bem-vinda raridade em restaurantes desse nível).
Experimentem !
3 comentários:
Grande Nivaldo,
Demorei mas "entrei no seu blog". Cara, fiquei espantado com a qualidade do trabalho. Maravilha !! Parabéns !! Á partir de hoje, serei "seu seguidor" !!
Um forte abraço, Edu (Edu Morales)
Grande Edu, que bom "ver" você por aqui, cara ! Saudades !! Fico muito feliz que tenha gostado do blog ! Sei que você é mais da cervejinha gelada, mas porque não arriscar um vinhozinho de vez em quando, né ? Nem que for pra beber um Bordeaux no gargalo, como fazia um certo amigo nosso ...
Venha mais vezes, cara !
Se você se registrar lá embaixo como "seguidor" do blog, será avisado cada vez que houver um post novo - o que costuma ocorrer há cada dois dias, em média.
Abração !!
Caro Nivaldo,
Eu to naquela fase de "maior experiência" sabe?? Portanto, embora eu não entenda muito de vinho, passei a ser um apreciador e um curioso "dessa arte" ao mesmo tempo. Vamos marcar uma hora para tomarmos um "desses bons vinhos" e "jogarmos conversa fora". Já me cadastrei no "seu blog" (no bom sentido, tá ? (rs) um abração, Edu
Postar um comentário