quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A Copa dos Copos - Parte 14


Pois é, a Copa do Mundo de futebol já é um passado meio dolorido para nós, brasileiros - mas a Copa dos Copos continua !

Sim, eu sei - já deveria ter acabado esta sequência de posts, mas me atrasei. Vou tentar agora avançar - já estamos nos momentos finais da nossa Copa dos Copos, e não há porque não avançar até a grande finalíssima, certo ?

Hoje é dia da última partida das nossas quartas-de-final. Enfrentam-se dois adversários poderosíssimos - Itália e Espanha. nada mais, nada menos !

A Espanha, que se mostrou tão poderosa e surpreendente no mundo do futebol, entra com força total nesta partida decisiva.

No gol, jogam as magníficas cavas espanholas. Que são as cavas ? São os espumantes - os champanhes, para quem não se importa muito com a ortodoxia dos nomes ...

E que espumantes ! As mundialmente famosas Codorniú e Freixenet são apenas a ponta do iceberg : a Espanha produz grandes espumantes na região de Barcelona, em uma pequena cidadezinha chamada San Sadurni de Noia.

Na defesa, jogam os poderosos e encorpados vinhos tintos do noroeste do país : Toro, Navarra, Castilla y Leon. Também atuam por lá os brancos de Rias Baixas e de Ruedas, com suas uvas albariño.

O meio-de-campo, soberano, vai de Rioja (com seus maravilhosos tintos da uva tempranillo) e de Ribera del Duero - onde se produz o mais famoso e mais caro vinho espanhol, o mitológico Vega Sicilia Unico.

O ataque é seu ponto fraco - Yecla, Alicante, Valdepeñas produzem bons vinhos no centro-sul do país, mas nada que tenha muito brilho. O destaque isolado - para quem gosta - são os vinhos fortificados de Jerez de La Frontera, na Andaluzia.

Será que dá pra encarar a poderosa Itália ?

Não, não dá, não ...

A Itália vem fortíssima, muito longe do seu time de futebol desentrosado e de baixo nível técnico.

No mundo dos vinhos, a técnica da Itália é quase insuperável, com seus séculos e mais séculos de tradição vinífera.

Como deter um ataque formado por Barolo, Barbaresco, Barbera d'Alba e Asti ? E olhe que só estão escalados aqui vinhos de uma única região, o Piemonte !

Seu meio-de-campo desfila, soberbo, com os vinhos da Toscana : Brunello di Montalcino e Chianti Classico ! Sim, um meio-de-campo de dar água na boca de qualquer apreciador ...

E como penetrar em uma defesa solidamente montada com os encorpados Primitivo di Manduria, Aglianico del Vulture, o branco Greco di Tufo, os históricos Marsala ?

E olhe que ainda estão no banco os deliciosos vinhos de sobremesa italianos, como o Vin Santo da Toscana e o Passito di Panteleria, da Sicília.

A Espanha tomba e cai fora da Copa dos Copos, a Itália avança, fortíssima !


Nossas semi-finais estão definidas, e prometem emoções fortes :


  • França e Portugal

  • Argentina e Itália

Não percam !


Nenhum comentário:

Powered By Blogger