sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Há vinhos na República Checa ?

Na nossa recente viagem ao Leste da Europa, Tereza e eu nos defrontamos com essa angustiante pergunta - há vinhos na República Checa ?

Bem, a resposta é : sim e não.

Sim, pois de fato alguns vinhos são produzidos por lá. A produção não é gigantesca, mas os checos possuem uma longa tradição : os primeiros vinhedos foram plantados na região da Boêmia por volta do século IX.

Hoje, 95 % do que eles produzem vem da região da Morávia. São principalmente vinhos brancos, produzidos com as uvas müller-thurgau, riesling, pinot blanc, mas também há muitos vinhos tintos, produzidos com uvas locais, como a frankovká, a zweigeltrebe e a portugieser. Em praticamente todos os restaurantes checos você vai encontrar os vinhos da Morávia na carta.

E não, pois os vinhos checos são pra lá de medíocres ... Qualquer vinho argentino de segunda categoria, comprado no super-mercado da esquina, é superior a esses vinhos da Morávia.

E eles ainda têm o hábito, bem europeu, de tomar o vinho à temperatura ambiente. Como nós fomos pra lá em Agosto e pegamos tempos bem agradáveis e temperaturas quentes, bebemos vinhos medíocres e quentes ... argh !!

Em suma, deixa pra lá. Por sorte esses vinhos checos não costumam chegar às nossas prateleiras locais !

2 comentários:

Tião disse...

Nivaldo nao sabia desse habito europeu, mas realmente na nossa ultima viagem a Portugal, notamos que todos os vinhos eram servidos a temperatura ambiente. Fomos surpreendidos pelos vinhos portugueses mas a questao da temperatura deixou a desejar, inclusive incomodando na maioria dos casos.

Parabens pelo Blog.

Nivaldo Sanches disse...

Pois é, Tião, quando a tal da temperatura ambiente lá deles está no inverno, OK. Mas quando estã no verão ... Uma vez, em um restaurante em Viena, nós pedimospara botr a garrafa no gelo um pouquinho, e a dona do restaurante comentou algo como : "É, os brasileiros sempre pdeme isso" ...
Aliás, você me deu uma boa idéia - vou fazer um post sobre a temperatura ideal dos vinhos !

Obrigado, volte sempre !!!

Powered By Blogger