quarta-feira, 13 de abril de 2011

Nova Zelândia, vinhos surpreendentes (até no preço)

De todos os países considerados grandes produtores de vinho, a Nova Zelândia é o que se destacou mais recentemente - não faz mais do que 20 anos que o país entrou nessa lista seletíssima.

São apenas 4 milhões de habitantes, que vivem em duas grandes ilhas, chamadas, muito apropriadamente, de Ilha do Norte e Ilha do Sul - é, eles não são lá muito criativos na hora de batizar os locais ...

Felizmente, a criatividade dos neozelandeses floresceu na hora de produzir seus bons vinhos.

A Ilha do Norte tem cinco regiões produtoras (Auckland & Northland, Waikato & Bay of Plenty, Gisborne, Hawke Bay e Martinborough & Wairarapa). A Ilha do Sul tem quatro regiões (Nelson, Canterbury & Waipara, Otago Central e Marlborough - esta última é a maior e mais importante de todas). É bom a gente ir se familiarizando com esses nomes - os vinhos neozelandeses são excelentes, ainda que pouco conhecidos no nosso mercado.

As grandes uvas são a sauvignon blanc e a pinot noir. Na verdade, hoje em dia, os brancos de sauvignon blanc da Nova Zelândia estão entre os melhores do mundo.

A pinot noir é uma uva complicada, muito delicada, e que não costuma se dar muito bem fora do seu terreno de origem - a Borgonha, na França. Pois não é que lá na Nova Zelândia ela se deu bem ? Ela já é hoje a uva tinta mais plantada no país, especialmente nas regiões de Marlborough e em Otago Central.

Já tomei várias vezes esses vinhos, de um mesmo produtor de Marlborough, chamado Saint Clair. Os vinhos que bebi foram o Vicar's Choice Pinot Noir 2006 e 2008, e o Vicar's Choice Sauvignon Blanc 2007 e 2009 - todos muito bons.

Os brancos combinam maravilhosamente com ceviches, mas desconfio que eles devem ir bem também com comida japonesa. O tinto encarou muito bem uma bela picanha no restaurante Barbacoa.

Os preços ? Ficam ao redor de 70 reais nas lojas - acredite em mim, eles valem cada centavo desse preço ...  


Nenhum comentário:

Powered By Blogger