terça-feira, 12 de abril de 2011

O nariz do vinho



O nariz do vinho ... que significa esse nomezinho estranho ?

A história de identificar os aromas presentes em uma taça de vinho - que sempre parece uma insuperável frescura para os não-iniciados -  está intimamente ligada à tal da memória olfativa. Em outras palavras, está ligada à nossa capacidade de sentir os aromas do vinho e associá-los a outros aromas que estão gravados na nossa memória - flores, frutas, especiarias ...

Para favorecer esse processo da memória, nada melhor do que simplesmente sair cheirando coisas por aí ... Já mencionei isso aqui no blog : Tereza e eu parecemos, às vezes, dois gatos, cheirando coisas no super-mercado, para espanto dos clientes que estão em volta : maçãs, pêras, maracujás, abacaxis, erva-doce, salsinha, coentro, o que encontrarmos por lá.

Pois Le Nez du Vin - ou "o nariz do vinho", em francês - é um brinquedinho admirável para aquelas pessoas que, além de gostarem de beber vinhos, gostam de aprender sobre eles, e de aprofundar seus conhecimentos e suas possibilidades na hora de degustar uma taça.


É exatamente uma ferramenta para ajudar a desenvolver a memória olfativa. Como se vê nas fotos, trata-se de um jogo formado por 54 pequenos frascos de vidro. Cada um deles contém um "aroma", desses que a gente costuma encontrar nos vinhos. São cinco grupos de aromas :
  • Frutas (limão, abacaxi, lichia, banana, morango, framboesa, etc.)
  • Florais (rosa, violeta, acácia, etc.
  • Vegetais (trufas, cedro, pinho, baunilha, canela, pimenta, cravo, etc.)
  • Animais (couro, manteiga, almíscar)
  • Grelhados (caramelo, café, fumo, amêndoas grelhadas, etc.)
Para cada frasquinho, há um cartão correspondente, que identifica o aroma e lista alguns tipos de vinhos clássicos que costumam ter aquele aroma.


É divertido botar um bom vinho em uma taça, sentir os aromas, e depois ver se o que a gente supõe estar sentindo confere com o que está descrito nos cartões. Ou então, ao contrário - ler primeiro os cartões que falam daquele vinho, e depois tentar encontrar os aromas na taça.

Parece que já posso ouvir alguns leitores inquietos dizendo - mas que frescura ! Não discordo, não discordo ... mas que mal há em realizar esses pequenos exercícios, essas pequenas diversões, em relação a um assunto que nos apaixona, como o vinho ?

Mas tenho certeza de que também já ouço outros perguntando - onde é que se compra isso ?

Bem, você pode tentar entrar no site deles, clicando aqui.

O meu foi comprado na França, por meus queridos amigos Angela e Fábio, que tiveram a paciência de ficar carregando esse trambolho pra cima e pra baixo durante toda sua viagem pela Europa - minha eterna gratidão a eles !

8 comentários:

Angela disse...

Nivaldo, confesso que não foi nenhum sacrifício ter de conhecer a Place de la Madeleine para comprar o "Nariz"...

Márcia disse...

Olá Pessoal!! Não acho frescura não!! Não possuo os cartões, mas tb trouxe um "trambolhão" de Mendoza com 150 aromas trata-se de um quadro, apenas a gravura por enquanto e garanto que é bem divertido pedir aos nosso amigos para identifica-los durante a degustação e acabou se tornando um jogo divertido e bem curioso,descobri que tem aroma até de cigarro, pode?!!! Abs. Márcia Biaggio

Nivaldo Sanches disse...

Sei disso, Angela, esse "sacrifício" de ir a Paris é um "sacrifício" que você está plenamente disposta a fazer de novo, né ? ... risos ...

E nosso jantar, quando será ?

Beijos

Nivaldo Sanches disse...

Pois é, Márcia, tudo vale a pena quando nossa sede não é pequena ... risos ...

Beijos, venha sempre !

MondoVinho disse...

Nivaldo,
Não sei se você leu a minha matéria sobre como desenvolver o nariz e descobrir os aromas: http://mondovinho.blogspot.com/2010/12/aromas-na-taca-dicas-e-tecnicas-para.html
Agora acho neste “jogo” nada de frescura (claro que é indicado para quem queira se envolver mais, já o consumidor normal pode – e talvez deva- deixar isso pra lá).
Existe uma marca brasileira (e talvez mais de uma) que produz estes kits em vários formatos e não nego que gostaria de um, mas, inútil remarcar, são caros pra caramba!
Fazer o que, vou continuar farejando em todo que é lugar...!
Grande abraço, meu amigo!

Nivaldo Sanches disse...

Sim, Mario, eu havia lido e gostado muito, como sempre ... Aliás, eu mesmo já andei escrevendo sobre o tema por aqui, em posts passados. Tanto no seu texto como no meu, o foco é o mesmo - a memória olfativa. Nada melhor, portanto, do que exercitar e treinar essa memória, né ?

Quanto ao jogo - ele é caro, mesmo, não nego ... Paguei pouco menos de 300 euros pelo meu - e esse é o preço lá na Europa, já que tive a sorte de ter amigos pacientes e dispostos a cooperar ... Se for trazer pra cá, só de impostos são mais 100 % ...

Abraços !

Unknown disse...

Nivaldo,

Adorei tua abordagem sobre a memória olfativa e, que equivocadamente, algumas pessoas acham frescura! Mas foi minha grande curiosidade em descobrir os aromas e minha paixão pelo vinho, que me fizeram viajar, pesquisar e fazer vários cursos nas melhores universidades de vários países, até que finalmente há 13 anos comecei a desenvolver o Nariz do Vinho no Brasil, pois assim como você, senti "na pele" a dificuldade para trazer e principalmente, dar manutenção- impossível nos kits estrangeiros - sim, eles oxidam com o passar dos anos e precisam ser refilados para manter sua função principal.
E este mês estou lançando na Expovinis o Kit dos Defeitos do Vinho. Venha tomar um champanhe comigo no stand 97 e conhecer os produtos made in Brasil, tenho certeza que você vai gostar muito. Cheers...
Daniella Romano
daniella@aromasdovinho.com.br
www.aromasdovinho.com.br

Nivaldo Sanches disse...

Olá, Daniella, obrigado pelos comentários !

Confesso que foi uma boa surpresa conhecer seu site e seus produtos. Eu não sabia que existia um Nariz do Vinho produzido por aqui !

Vou fuçar um pouco mais no seu site, vi que você tem coisas ótimas como um Nariz de Cerveja e um NAriz de WHisky - bem legal !

Obrigado pelo convite, e apareça masi vezes por aqui !

Abraços

Powered By Blogger