quarta-feira, 25 de maio de 2011

Degustação de vinhos italianos em excelente companhia

No último final de semana, Tereza e eu tivemos um programa delicioso : um jantar italiano, com uma boa massa e bons vinhos - italianos, é claro!

Nossos queridos amigos Fabiana e Darcius nos receberam em sua casa, e nos ofereceram um spaghetti alla puttanesca. Estavam lá também a Sheila e o Murilo, e a conversa rolou solta e divertida, como costuma acontecer.

Para acompanhar a massa, típica do sul da Itália, tivemos uma pequena seleção de vinhos italianos. A idéia era percorrer sucintamente a geografia da Bota, de sul a norte.

Começamos com um vinho bem leve, do centro da Itália : o toscano Rèmole 2008, do produtor Frescobaldi. É um IGT feito com 85 % de uva sangiovese e 15 % de uva cabernet sauvignon. Ou, como informa o rótulo, prodotto principalmente con Sangiovese e una piccola quantità de Cabernet ... Um vinho de coloração vermelho rubi, com aromas de frutas vermelhas e o marcante sabor da sangiovese. Leve demais para o molho de sabor acentuado - mas a Fabiana adorou !

Depois, fomos à Sicília, e provamos um Archidamo Primitivo di Manduria 2008, parcialmente amadurecido em carvalho, com aromas de frutas muito maduras, um teor alcoólico de 14 graus, taninos suaves e sabor persistente - delicioso !

Voltamos à Toscana, com um Chianti Classico Lamole di Lamole 2006, vermelho rubi intenso mas já avançando para um tom de granada. Aroma de especiarias, sabor intenso, equilibrado.

Finalizamos no norte do país, com um ótimo Barolo 2005, de Batasiolo, um dos maiores e mais conhecidos produtores do Piemonte. Taninos super-marcantes, final aveludado e macio, com ótima persistência na boca.

O melhor vinho da noite, isolado, para mim foi o Barolo - mas a melhor harmonização com o molho puttanesca foi conseguida com o Primitivo. Vale aqui, provavelmente, a velha máxima de combinar a comida da região como vinho da região.

Mas o melhor da noite - sem dúvida nenhuma ! - foi mesmo rever os velhos amigos, dar risada, falar bobagens, falar mal dos ausentes (como o Fábio, que não pode comparecer) e, uma vez mais, fazer reverência aos sagrados prazeres da amizade !

Nenhum comentário:

Powered By Blogger