segunda-feira, 13 de junho de 2011

Bela harmonização no Dia dos Namorados


Há muitos anos Tereza e eu decidimos que não dá pra sair no Dia dos Namorados. Restaurantes lotados, filas de espera, comida mal-feita, serviço atabalhoado - não é pro nosso bico ... Ficamos em casa, tradicionalmente, e tradicionalmente jantamos em casa, sempre acompanhado de um bom vinho - um vinho especial, já que a ocasião é especial.

Cabe aqui um parêntesis : quem lê o blog com frequência já deve ter notado que a gente vive atrás de pretextos pra beber vinhos especiais ... Fecha o parêntesis.

Neste ano, como o Dia dos Namorados caía num domingo, Tereza decidiu fazer um almoço, ao invés do tradicional jantar. E foi o que ela fez, sempre contando com a preciosa ajuda do cumim, este humilde escrevinhador do blog. Pra quem não sabe, cumim é aquele sujeito que auxilia o chef de cozinha - corta as coisas, abre as latas, apanha a louça no armário, etc. - numa palavra, eu !

A chef em ação

Pois a chef Tereza perpetrou um risotto de abóbora com presunto cru, que ficou delicioso. Para beber, abrimos o tal vinho especial : um Chassagne-Montrachet 2007, da Maison Chanson. Um maravilhoso Borgonha branco, produzido com 100 % de uvas chardonnay, e com uma passagem de 13 meses em carvalho.

O vinho tem uma coloração dourado pálido,com intensos reflexos verdeais. O aroma é muito rico, e lembra flores, pêssego, algo de limão. O sabor é intenso, com excelente acidez e uma permanência notável na boca.

O risotto já tinha um interessante contraste entre o adocicado da abóbora e o salgadinho do presunto cru, e esse contraste foi sublinhado ainda mais pela combinação de frutas e de cítricos do vinho.

Em suma - uma harmonização perfeita, que recomendamos fortemente.

Espero que todos tenham tido um Dia dos Namorados no mínimo tão feliz como o nosso !

6 comentários:

Pablo disse...

A Mônica e eu abrimos um Saint Felicien Malbec, um especial em homenágen ao bi-centenário da revoluçaõ de Maio.
Foi um pick-nic ao melhor estilo francés com bons queixos, algumas delicatesens e o maravilhoso Malbec acompanhando o verde do parque.

Nivaldo Sanches disse...

Que ótimo, Pablo ! Parabéns ! Onde foi que fizeram isso ? A qual parque você se refere ?

Blog do Gastão disse...

Nivaldo, Pelo que vi seu dia dos namorados foi excelente e fico feliz com isto. Meu parabens pelo blog. É um prazer lê-lo.

Nivaldo Sanches disse...

Grande Gastão, obrigado pelos comentários !
Acabo de ver que você tem um blog - ao que parece, recém-iniciado, sobre questões profissionais. Prometo que vou acompanhá-lo !

Grande abraço, e apareça por aqui mais vezes !

Anônimo disse...

Nivaldo, parabéns pelo seu blog, sempre que posso, passo para dar uma olhada nas novidades! Gosto muito das suas dicas e comentários!

Abraços!

Isaias Aprigio (Anhembi)

Nivaldo Sanches disse...

Meu amigo Isaías, que bom saber que você curte meu blog ! Fico muito feliz com isso, apareça sempre por aqui !

Grande abraço !

Powered By Blogger