sexta-feira, 3 de junho de 2011

Uma harmonização simples - e muito boa !

O jantar de ontem foi em casa - o frio da noite de Sampa parece convidar a gente, cada vez mais, a ficar dentro de casa ...

Tereza - esmerando-se cada vez mais na cozinha ! - fez um prato simples e delicioso : um purê de batatas e cenouras, recheado por carne moída bem temperadinha, gratinado ao forno com parmesão : uma delícia !


Para combinar com o jantar e com o friozinho, elegemos uma garrafa com a qual a gente tinha certeza de acertar : um Chianti Classico Castellare de Castellina 2008, um vinho toscano que já bebemos outras vezes e que sempre nos encantou. O produtor orgulha-se de informar que sue vinho é feito exclusivamente de cepas nativas tradicionais : a sangioveto (80 %) e a canaiolo (10 %), com uma pequena adição de colorino (5 %) e malvasia (5 %), sem nada das detestadas cepas francesas ... A propósito : sangioveto é apenas a denominação local da soberana sangiovese, que dá corpo ao Chianti Classico.

O vinho tem aquela coloração vermelho brilhante, característica da sangiovese - perdão, da sangioveto ... No aroma, prevalecem as frutas vermelhas (framboesa, cereja) mas nós notamos também um interessante toque de pimenta. Na boca, sabor muito agradável, taninos suaves, boa acidez, bem equilibrado - a gente nem nota os 13,5 graus de teor alcoólico.


O vinho harmonizou perfeitamente com a comida. Os sabores do prato equilibravam-se entre o adocicado da cenoura e da batata e o sabor forte da carne e de seus temperos (alho, pimenta, salsa, cebolinha). Pois o Chianti acompanhou isso tudo muito bem, ele também se equilibrando entre o sabor de fruta e o tal toque de pimenta.

Enfim - um ótimo jantar, com um ótimo vinho, que nos encheu de calor e de felicidade.

Quer coisa melhor para uma fria noite paulistana ?

O Chianti da Castellare tem, como marca registrada, o passarinho no rótulo - cada safra traz uma ave diferente.

4 comentários:

MondoVinho disse...

Caro Nivaldo, parabéns! Me pareceu tudo excelente.
Abs!

Evelyn Fligeri disse...

Amanhã vou fazer um risotto de chianti e claro que beberei chianti também!!! Acho que vou buscar uma garrafa deste que vc comentou!
Beijo,
Evelyn

Nivaldo Sanches disse...

Evelyn, procure, sim, e depois compartilhe com a gente as suas impressões. Você sempre escreve adoravelmente no seu blog !

Beijos, venha mais vezes !

Nivaldo Sanches disse...

Mario, estava bom, mesmo !!

Obrigado pela presença !

Powered By Blogger