quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Raclette e vinhos

Sábado paulistano, friozinho - embora já não aquele frio gelado do começo da semana - uma boa desculpa para ter bons amigos e boa conversa ao redor de uma raclette. Foi o que fizemos, com a Ester, nossa queridíssima amiga de tantos anos.


E o que vem a ser uma raclette ? É um prato típico da Suíça, uma variante do fondue. Um queijo derretido e raspado sobe batatas cozidas. O nome raclette vem do verbo francês racler, que significa exatamente raspar. O queijo a ser usado, segundo os suíços, é o próprio queijo raclette, um queijo de leite de vaca, de massa cremosa e aerada, produzido no cantão suíço de Valais. Mas a gente gosta de variar, e usa, às vezes, outros queijos que derretem bem, como o emmental, o gruyère, o gouda, e até o nosso brasileiríssimo queijo do Reino. Nada melhor para aquecer uma noite fria, já que a racletteira aquece o ambiente enquanto a conversa aquece a alma.

Como acompanhamento, gostamos de usar cebolinhas e pepinos em conserva, presunto cru, bacon fritinho y otras cositas más.

E que vinhos acompanham a raclette ? Bem, aqui se dá o mesmo que com o fondue. Os suíços, sempre dispostos a fazer tudo certinho, só a comem acompanhada de um vinho branco - em geral, um Fendant, também produzido no Valais, com uvas locais chamadas chasselas. Nós, brazucas, sempre chegados a uma certa iconoclastia, preferimos um tinto - já que se trata de um prato de inverno, nada melhor do que um vinho tinto para colaborar nesse processo geral de aquecimento das noites paulistanas.

E aí tentamos várias opções.

Começamos com um Rèmole IGT 2009, um vinho italiano, produzido na Toscana, pela conceituada casa de Frescobaldi. É um vinho feito à base de uvas sangiovese (claro, vindo da Toscana, não poderia ser diferente) com uma pequena adição de cabernet sauvignon. Um vinho suave e macio, gostoso - mas faltou acidez para se contrapor à untuosidade dos queijos e batatas.




Partimos depois para o campeão da noite - um delicioso Casa Lapostolle Merlot 2007, providenciado pela Ester. Um chileno valente e encorpado, com aromas de frutas vermelhas e baunilha, boa acidez e boa permanência na boca.






O terceiro vinho foi um Guardian Peak Shiraz 2009, da África do Sul, elegante e saboroso, com aromas muito marcantes e aquele sabor que os americanos chamam de spicy, ou temperado.





Fechamos a noite com um Aurora Colheita Tardia 2010, um bom vinho brasileiro de sobremesa, não muito doce e com marcada acidez. Os aromas são de flores e de frutas secas, com um toque de mel no final. Ele é feito de uma mescla de semillon (que lhe dá a coloração dourada) com malvasia bianca, que certamente é a responsável pela doçura do vinho.

E depois fomos dormir, felizes da vida ...

6 comentários:

Walther disse...

Há alguns anos, em uma degustação no Shopping Iguatemi Campinas, conheci o Casa Lapostole Merlot, gostei bastante e comprei algumas vezes. Quando viajamos p/ Búzios, Tereza, Cláudia, vc e eu, não sei se vc se lembra, bebemos um em um restaurante de cozinha italiana e vcs também apreciaram muito.

Nivaldo Sanches disse...

Olha só, eu não me lembrava disso ! Pior : eu não tinha esse vinho registrado na minha planilhazinha de controle dos vinhos bebidos ...

Agora que você mencionou o fato, eu me lembro de que bebemos um vinho sugerido por você e que gostamos muito - mas definitivamente não lembrava qual era.

O bom é que a impressão se confirmou : bebemos de novo e gostamos de novo !!

Abraços

Ester disse...

Nivaldo... até que para quem não conhece nada de vinho (só sei beber... rsrsr), me saí muito bem com o vinho que levei... Beijo e obrigada a você e a Tereza pela noite agradabilíssima.

Nivaldo Sanches disse...

Pois é, Ester, o vinho estava ótimo - e o Walther Caveirão acaba de me lembrar que a gente já tinha bebido com ele, em Búzios, alguns anos atrás ... e já tínhamos gostado bastante !

Beijos

Unknown disse...

Adorei a postagem e me ajudou muito!! Tbém adorei os vinhos selecionados!! Bjs

Nivaldo Sanches disse...

Que bom, Regiane, fico muito feliz com isso !

"Apareça" por aqui mais vezes !

Beijos

Powered By Blogger