sexta-feira, 20 de julho de 2012
Um australiano diferente e delicioso
Os vinhos australianos não são lá muito populares no mercado brasileiro. Poucos rótulos são encontrados por aqui, e costumam ter preços elevados.
Muito bem : já provei duas vezes um australiano de bom preço (cerca de 60 reais) e que me surpreendeu tanto pelo blend de uvas utilizadas como pela qualidade.
Estou falando do The Stump Jump Vintage 2008, um vinho produzido na região do Vale do McLaren, em South Australia. O produtor, d'Arenberg, elabora seus vinhos por lá há cerca de um século. O nome do vinho, bem curioso, é uma referência a um tipo de arado desenvolvido na própria região que teria a propriedade de "saltar as raízes de árvores do solo" - ou seja, to jump the stump ...
O corte de uvas escolhido para este vinho foi o corte clássico dos vinhos franceses da região do Rhône : grenache, shiraz e mourvèdre - um corte bem diferente do padrão dos australianos mais conhecidos.
O resultado é um vinho extremamente saboroso, com fruta e madeira na medida certa (são 12 meses em barricas de carvalho, segundo o produtor). Os aromas intensos e pungentes podem ser sentidos já ao abrir a garrafa, e lembram ameixas, mas também carne assada, pimenta-do-reino e especiarias (suponho que estes últimos aromas são a contribuição clássica da uva shiraz).
Na boca, um vinho macio e elegante, com muito sabor. Taninos muito suaves, álcool na medida certa, e uma grande persistência, que prolonga o prazer.
Em suma : uma ótima aquisição. O vinho pode ser comprado por aqui na Zahil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
Grande Nivaldo,
Eu tinha provado o de 2007, confira:
http://mondovinho.blogspot.com.br/2010/10/o-vinho-que-pula.html
Mas pela sua descrição o de 2008 deve ser melhor ainda!
Um abração!
Olha só, Mario, eu não tinha lido esse seu post - mas parece que nossas impressões foram semelhantes sobre o vinho, né ?
Fiquei curioso de provar os demais rótulos do d'Arenberg - quando nada, porque ele é pródigo em nomes curiosos como este The Stump Jump : The Daddy Longlegs, The Money Spider, The Lucky Lizard ... pelo menos de títulos o cara é bom, né ?
Grande abraço !
Estou sentindo falta dos seus posts... Espero que esteja tudo bem!
Grande beijo
Evelyn
Oi, Evelyn - você, sempre gentil, generosa e carinhosa ... Muito obrigado por sua mensagem !
Sim, está tudo bem por aqui - só ando meio preguiçoso para escrever no blog, sei lá porque ... Tereza vive me dizendo para retomar o ritmo.
OK, vou tentar voltar a escrever com mais regularidade.
De novo, obrigado pela mensagem !
Beijos
Sei que às vezes a gente desanima... Mas não desista de escrever, não, tá!
Iupi!!!! Por isso que eu gosto da Tereza, mesmo sem conhece-la... Vc deve seguir a sugestão dela!
Um grande beijo e aguardo ansiosa o próximo post! rsrsr
Fala Nivaldo. Realmente depois de um tempo a gente se cansa de atualizar o blog. Mas cara, vê se continua, pois é muito legal ler as suas dicas. FAlando em dica, dias destes ouvi aquele camarada que faz o a la page, na rádio Bandeirantes, comentar sobre um App para celular chamado VIVINO. Ele é gratuito e pode escanear rótulos de vinhos, fazendo automaticamente a pesquisa na internet e carregando-o par ao seu celular com sua avaliação e seus comentários. Eu o testei e funcionou, embora às vezes ele erre a uva ou o ano, mas você pode escolher o correto de uma lista que ele mesmo te fornece. Creio que este app não é só para o iphone, assim quem possuir smartphone de outras marcas devem conseguir baixá-lo.
Sandro
Olá, Sandro, obrigado pelos comentários e pelo incentivo ! Vou seguir seu conselho, assim como os da Tereza, da Evelyn, do Marco, do Salim, e vou retomar os posts aqui no blog - aliás, já comecei !
Quanto ao aplicativo que você menciona, eu não conheço, parece legal. Há alguns desse tipo disponíveis na AppStore. Eu gosto bastante de um chamado VINOCELLA, que me parece dos mais completos e sofisticados. Vou dar uma fuçada nesse aí que você sugeriu.
Grande abraço !
Postar um comentário