quinta-feira, 27 de maio de 2010

Harmonização com strogonoff


Ontem, jantamos um delicioso strogonoff - com vinho, é óbvio ...


O tal do strogonoff tem origem russa, e seu nome original era stroganov - mas o prato foi de tal forma incorporado à nossa tradição culinária que a grafia cristalizou-se hoje em dia em strogonoff - da receita, então, nem se fala ... Cada cozinheiro tem a sua própria.


Basicamente, o que todo mundo conhece - carne bovina em tiras ou em cubos, molho agridoce à base de creme de leite, ketchup, molho inglês, champignons. Arroz branco e batata palha são os acompanhamentos clássicos.


A gordura da carne combinada com o creme de leite leva a literatura clássica a sugerir a harmonização com brancos encorpados, ou com tintos leves, com poucos taninos. No caso dos tintos, muita gente boa sugere um Beaujolais - não essa invenção comercial bobinha chamada Beaujolais Nouveau (pega-trouxa), mas os bons Beaujolais.


De nossa parte, a Tereza e eu optamos ontem à noite por um tinto mais encorpado. Bebemos um Luigi Bosca Reserva 2006, da uva malbec. Ficou uma delícia !! O vinho é redondo, com taninos super-equilibrados, sem nenhum amargor. Combinou muito bem com a untuosidade do strogonoff - e o vinho custa cerca de 55 reais no supermercado Mambo.


Experimentem !

3 comentários:

Claudia G. disse...

Hummmm!!! Me deu água na boca. Um Luigi Bosca Reserva?...
Acho que combinou muito bem com strognoff. Também prefiro os mais incorpados para este prato.

Abraços,
Claudia.

Nivaldo Sanches disse...

É, Claudia, o Luigi Bosca Reserva estava uma delícia ... Essa é uma compra sempre garantida, especalmente os Cabernet Sauvignon e Malbec. Capaz de tomar outro hoje, com esse friozinho que tá fazendo aqui em Sampa ....

Unknown disse...

Muito bom

Powered By Blogger