Ontem, jantamos um delicioso strogonoff - com vinho, é óbvio ...
O tal do strogonoff tem origem russa, e seu nome original era stroganov - mas o prato foi de tal forma incorporado à nossa tradição culinária que a grafia cristalizou-se hoje em dia em strogonoff - da receita, então, nem se fala ... Cada cozinheiro tem a sua própria.
Basicamente, o que todo mundo conhece - carne bovina em tiras ou em cubos, molho agridoce à base de creme de leite, ketchup, molho inglês, champignons. Arroz branco e batata palha são os acompanhamentos clássicos.
A gordura da carne combinada com o creme de leite leva a literatura clássica a sugerir a harmonização com brancos encorpados, ou com tintos leves, com poucos taninos. No caso dos tintos, muita gente boa sugere um Beaujolais - não essa invenção comercial bobinha chamada Beaujolais Nouveau (pega-trouxa), mas os bons Beaujolais.
De nossa parte, a Tereza e eu optamos ontem à noite por um tinto mais encorpado. Bebemos um Luigi Bosca Reserva 2006, da uva malbec. Ficou uma delícia !! O vinho é redondo, com taninos super-equilibrados, sem nenhum amargor. Combinou muito bem com a untuosidade do strogonoff - e o vinho custa cerca de 55 reais no supermercado Mambo.
Experimentem !
3 comentários:
Hummmm!!! Me deu água na boca. Um Luigi Bosca Reserva?...
Acho que combinou muito bem com strognoff. Também prefiro os mais incorpados para este prato.
Abraços,
Claudia.
É, Claudia, o Luigi Bosca Reserva estava uma delícia ... Essa é uma compra sempre garantida, especalmente os Cabernet Sauvignon e Malbec. Capaz de tomar outro hoje, com esse friozinho que tá fazendo aqui em Sampa ....
Muito bom
Postar um comentário