sexta-feira, 28 de maio de 2010

Um pouquinho de História, a pedidos

Minha amiga Silvia, leitora do nosso blog, pergunta sobre a origem histórica do vinho. Segundo a Tereza, "só mesmo a Silvia pra fazer uma pergunta dessas". Seria isso um elogio ? Fica aqui a dúvida ...

Mas vamos lá.

Sim, Silvia, os arqueólogos já têm, hoje, uma razoável certeza sobre quando e onde o vinho surgiu. Melhor dizendo : quando e onde ele foi "domesticado" pelo homem. Sendo um produto natural, o vinho deve ter surgido no momento em que um cacho qualquer de uvas caiu ao chão e iniciou o seu processo particular de fermentação. Mas quando o homem teria começado a plantar videiras e produzir vinho intencionalmente ?

As evidências arqueológicas apontam para uma região aos pés do Cáucaso, ao sul do mar Negro - mais ou menos onde hoje ficam a Armênia e a Geórgia. As mais antigas sementes de uvas com claros sinais de terem sido cultivadas são dessa região, e são datadas de 7000 a.C. - há uns 9.000 anos, portanto. É, faz tempo que a gente bebe, né ?

Dessa região, as videiras foram se espalhando pela chamada Ásia Menor. Chegaram à Mesopotâmia - mas ali, o clima e o solo não ajudam muito. A produção foi se espalhando pelo leste do mar Mediterrâneo (onde ficam hoje o Líbano e Israel), Egito, e norte da África. Os fenícios podem ter levado o vinho para sua colônia Massilia (hoje, Marselha, no sul da França).

Daí para a Grécia, que se tornou uma grande produtora de vinhos na época. Os gregos foram os responsáveis por levar o vinho para a região da chamada Magna Grécia - o sul da Itália.

Na Magna Grécia as vinhas se adaptaram tão bem que a região foi chamada de Enotria pelos gregos - nada mais, nada menos do que Terra do Vinho ... Esses gregos sabiam das coisas !

Depois, com a expansão do Império Romano, as videiras foram se espalhando por toda a Europa - e felizmente, chegaram intactas até nós, provendo a bebidinha nossa de cada dia.

E fomos felizes para sempre !

4 comentários:

Silvia disse...

Armênia e Geórgia...surpreendente. Com uma façanha dessas, imagino que vcs já incluíram esses países na listinha dos a serem visitados, se é que eles já não constavam por algum outro motivo.
Bem, obviamente vou optar por interpretar o comentário da Tereza como um elogio...
Bjs e obrigada pela info

Nivaldo Sanches disse...

Pois é, Silvia, esses países, infelizmente, perderam quase totalmente sua inclinação para a produção de vinhos ... Hoje, não são listados em nenhum lugar como países a serem visitados por conta dos vinhos. Teremos então de ir até eles por - como você diz - "algum outro motivo" .. certamente vamos encontrar esses motivos ...

Beijos

Sérgio Inglez de Sousa disse...

Realmente a Armenia e a Geórgia são pontos comuns nas indicações das origens do vinhos.

Eu diria até que na Armênia uma mulher comum, ao limpar os jarros de coleta de uva sentiu um aroma do líquido que havia em seu interior, Aroma lácteo de fermentação, aroma semelhante ao que subia dos seus seios na amamentação de suas crias.

Dai, provou, divulgou...e estava adotado o vinho pela humanidade.

sergio inglez de sousa
www.todovinho.blogspot.com

Nivaldo Sanches disse...

Ora, ora, ora - só mesmo você, Sérgio, para fazer um comentário tão poético sobe a origem do vinho ...

Muito obrigado - e honre-me mais vezes com sua presença por aqui !

Abraços

Powered By Blogger