terça-feira, 5 de outubro de 2010

Vinhos da Hungria



Visitando a Hungria e rodando por Budapeste e por algumas cidadezinhas do interior do país, a primeira coisa que surpreende a gente é que as cartas de vinhos dos restaurantes praticamente só têm vinhos húngaros. Parece que eles estão firmemente decididos, por lá, a tornar populares e bem conhecidos os seus próprios vinhos - e olhe que os vinhos em geral não são lá grande coisa, não ...

Claro que há os maravilhosos Tokaj, dos quais já falei em outro post. Esses são, sem dúvida nenhuma, grandes vinhos de sobremesa, que valem a pena ser provados. O chato é que os Tokaj, lá na Hungria, são baratíssimos - mas chegam aqui no Brasil a preços simplesmente proibitivos ! Quando será que vamos acabar com isso no Brasil ? Quantos presidentes mais teremos que eleger para colocar um ponto final nessa roubalheira ?

Enfim, fora dos Tokaj, andamos experimentando algumas coisas diferentes por lá :





  • Bikavér - são vinhos tintos, produzidos na região da linda cidade de Eger. As uvas básicas são uvas húngaras, com nomes difícieis de pronunciar e pouco conhecidas fora do país : kékfrankos, kékoportó, zweigelt. É um vinho robusto e encorpado - aliás, o nome bikavér significa sangue de boi : no ano de 1552, a cidade de Eger foi atacada por invasores turcos, que foram repelidos com bravura por um pequeno número de húngaros. Espalhou-se ente os turcos o rumor de que os húngaros eram muito corajosos porque misturavam sangue de boi ao seu vinho de todo dia ... Não é nenhuma maravilha, mas até que combina bem com as comidas fortes e gordurosas que se come por lá - carne de caça, foie gras, goulash, molhos de cogumelos, etc.


    • Vinhos brancos - na região do lago Balaton, a Hungria produz alguns vinhos brancos interessantes. Eles podem ser produzidos tanto com as uvas mais tradicionais (chardonnay, sauvignon blanc, gewürztraminer) como com algumas uvas locais como a hárslevelü e a furmint. De novo, não se trata de vinhos maravilhosos, mas combinam bem, por exemplo, com perca - o peixe típico pescado no lago Balaton.


    No mais, nada como finalizar um jantar com um cálice de palinka - é uma espécie de bebida nacional, uma aguardente destilada de frutas. Pode ser feita de ameixas, pêras, pêssegos, etc. É uma bebida forte e saborosa, que lembra um pouco a grappa italiana.

    Também bebemos o Unicum, uma bebida digestiva feita de ervas - a Tereza achou horrorosa ... É amarga como o diabo, e lembra um pouco o nosso velho Underberg. Alguém aí ainda lembra de Underberg ??

    Nenhum comentário:

    Powered By Blogger