quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Márcio, você estava certo sobre as cervejas brasileiras ...

Tempos atrás, publiquei aqui um comentário sobre as maravilhosas cervejas da República Checa, e afirmei de passagem que as cervejas brasileiras estavam no mesmo nível.

Um leitor do blog, Márcio, me disse que discordava. Na opinião dele, as cervejas brasileiras "pareciam água suja" se comparadas às checas ...

Bem, meu amigo Márcio, você estava coberto de razão !

Ontem à noite, abrimos em casa duas cervejas - uma checa, considerada a melhor do mundo (Pilsner Urquell) e a outra, uma brasileiríssima Brahma - uam das minhas preferidas, aliás. A idéia, é claro, era comparar as duas de forma a permitir uma idéia mais clara sobre o tema.

Ah, Márcio, como você estava certo !!

Não dá para comparar as duas cervejas, de forma nenhuma !

Começo pela cor - a Pilsner Urquell é dourada, escura, parece encorpada. A brasileira, desbotada e pálida.

O aroma da Urquell é forte e marcante - a gente sente o cheiro de malte de longe, basta servir no copo. A Brahma simplesmente não tem nenhum aroma ! A gente quase enfia o nariz no copo, e não sente nada !

Quanto ao sabor ... bem, aí a comparação chega a ser covardia. A Urquell tem sabor de cerveja mesmo, intenso, forte, marcante. O sabor amargo fica na boca por muito tempo depois de a bebida ter sido ingerida. Beber a Brahma depois de ter bebido a Urquell - bem, a sensação era de que estávamos bebendo água ...

Mas não acreditem no que eu estou dizendo - façam a prova vocês mesmos, em casa. Dá para encontrar a Urquell em vários supermercados, em Sampa - eu comprei a minha no Supermercado Mambo, aqui no Brooklin. Nem é tão cara assim, pouco mais de 9 reais a garrafa de 500 ml.

Não dá para viver tomando Pilsner Urquell, infelizmente - mas a diferença, meus amigos, é simplesmente brutal.

O Márcio estava absolutamente certo !!

2 comentários:

sergio.falcon@uol.com.br disse...

Caro Nivaldo, voce fez um comparativo aos extremos: comparou um produto gourmet com um produto de varejo - consumo rapido. Se voce considerar a quantidade de latinhas da Brahma que sao produzidas por hora voce ficaria abismado, portanto nao ha como comparar, pois nao ha o mesmo processo de repouso que ha nessas outras cervejas. Pessoalmente eu nao gosto da cerveja Brahma. Mas o que voce comentou e interessante, pois sempre ouco que nossas cervejas brasileiras sao as melhores, principalmente a Brahma, e isso faz parte dessa lavagem cerebral resultado das maginificas propagandas de cerveja que temos no Brasil. Alias, posso dizer que os genios publicitarios brasileiros sao os melhores cervejeiros do mundo!!!

Nivaldo Sanches disse...

Grande Falcon, que prazer - e que honra ! - tê-lo aqui, comentando meu humilde textinho ...
Sobre as cervejas : não sei se o seu argumento é válido. Estive lá na Rep. Checa, visitando a fábrica da Pilsen Urquell - é uma tremenda indústria ... Não tem nada de produção artesanal, gourmet, não. Vou checar os dados na Internet, mas desconfio que ela produz uma quantidade de cerveja que pode perfeitamente ser comparada às nossas ...
Quanto ao sabor, insisto - faça essa comparação que a Tereza e eu fizemos. Abra uma de cada e compare na hora. É impressionante !

Grande abraço, e venha mais vezes !

Powered By Blogger