Pode haver coisa melhor do que comemorar o aniversário com um grupo de amigos queridos, comendo boa comida e bebendo bons vinhos ?
No sábado, Tereza decidiu perpetrar um bacalhau - mas, para empreitada tão ambiciosa, precisou da ajuda do Walther, meu amigo de 40 anos, que aparece nas fotos trabalhando na cozinha e liderando a tropa. Estavam conosco também a Claudinha e nossa queridíssima Ester.
Na hora de selecionar os vinhos para acompanhar o bacalhau, surgiu a velha dúvida - brancos ou tintos ? Bem, nada melhor do que tirar a dúvida in loco - ou seja, tomando ambos !
Provamos um vinho verde português, o Alvarinho Deu La Deu 2009, e um vinho tinto Esporão Reserva 2008. O branco estava bom, refrescante e frutado, como costuma ser o Deu La Deu - embora definitivamente não seja um vinho que me atraia em particular. O tinto estava ótimo, soberbo, encorpado, com profundos aromas de frutas negras , um toque de especiarias, muita madeira.
No entanto ...
No entanto, nenhum dos dois vinhos - embora muito bons - harmonizou à perfeição com o bacalhau. O prato tinha um sabor suave, apesar do azeite, das azeitonas, das cebolas e tomates. Os vinhos, ambos com sabores marcantes, se sobrepuseram ao peixe, encobrindo seu sabor. Repete-se a velha história - excelente comida e excelentes vinhos não fazem, necessariamente, uma excelente combinação. O tinto combinou melhor que o branco, mas ainda assim não atingimos aquele ponto exato em que os dois sabores se combinam, se realçam mutuamente e nos levam ao nirvana gastronômico ...
Será que devíamos ter tentado um vinho mais leve, com menos corpo ? Quem sabe da próxima vez ...
Ah, e ainda teve, na sobremesa, uma deliciosa torta de frutas "encomendada" à minha sogra. O doce - este, sim ! - harmonizou maravilhosamente com um Tokaj Szamorodni húngaro. Final perfeito para uma comemoração mais-que-perfeita !
6 comentários:
Nivaldo,
que aniversário saboroso!
Muita saúde e felicdades, outros aniversários e muitos vinhos, com maionese (esta é só para os íntimos, heheee).
abraços dde Floripa, Edmund.
Pois é, Edmund, foi ótimo, mesmo - só faltou a maionese no café da manhã, conforme a antiquíssima tradição polonesa ...
Abraços !
Olá!!! Foi relamente um jantar maravilhoso. Adorei participar desta data especial com vocês, que são muito queridos. E ainda mais conhecer a Estér! Ela é muito agradável!!!
Beijos,
Claudia.
Parabéns Nivaldo!
Muitos anos de vida, felicidade e muitos bons vinhos!
Abraço!
E eu ainda esqueci de mencionar que você, Claudinha foi quem fez o magnífico arroz !!!!
Obrigado, Mario !
Muitas felicidades e muitos bons vinhos para todos nós !
Postar um comentário