segunda-feira, 2 de maio de 2011

Boas práticas em um restaurante legal

Aos pouquinhos, lentamente, parece que os restaurantes de Sampa vão se acostumando à idéia de que um bom serviço de vinhos é uma boa pra todo mundo - para os consumidores, que têm um leque de escolhas cada vez mais amplo, e também para os próprios restaurantes, que cativam os clientes e conseguem vender mais seus produtos.

Sexta-feira passada, jantamos no Boa Bistrô, restaurante de inspiração contemporânea, situado nos Jardins, aqui em São Paulo.

A boa idéia do restarante é a oferta razoável (para os nossos padrões, habitualmente tão tímidos) de vinhos servidos em pequenos decanters de 350 ml.  São quatro opções de vinhos brancos, oito de tintos e até dois rosés.

O legal desse tipo de oferta é que a escolha dos vinhos não "amarra" a mesa toda - cada um dos participantes do jantar fica mais à vontade para escolher sua comida e combiná-la com o vinho de sua preferência.

Assim foi, no nosso caso. Tereza comeu um picadinho de filé mignon, e decidiu tentar combiná-lo com um decanter de 375 ml do Alto Las Hormigas Malbec 2009, honesto argentino de Mendoza que já conhecíamos de outros carnavais.

Eu optei por um atum mal-passado com molho de limão siciliano, e arrisquei um Alamos Chardonnay 2009, outro argentininho bem conhecido no nosso mercado.

As harmonizações ficaram perfeitas, enriquecendo o sabor da comida e o sabor dos vinhos.

Fica aí, portanto, a sugestão para outros restaurantes. Aumentem a oferta de decanters desse tipo ou de meias-garrafas tradicionais. É ótimo para nós, consumidores, que, felizes da vida, voltaremos para outros jantares e outras combinações - log, é ótimo para vocês também ...

Se as meninas do Boa Bistrô (a chef Tatiana Szeles e a sommelière Cristina Sigueta) podem, por que os outros não podem ?

2 comentários:

Anônimo disse...

Graande Nivaldo!!!
Na verdade dá prá sentir no paladar o seu Blog!!!
Estou com água na boca! E já jantei!
Vou tentar acessar no Black-Berry pois a explicação sobre os alemães será útil no próximo free-shop.
Grande abraço.
Rubens

Nivaldo Sanches disse...

Olá, Rubens, meu querido amigo !

Que bom que gostou do blog, fico feliz com isso !

Se comprar algum vinhozinho alemão digno de nota por aí e precisar de alguma ajuda para bebê-lo, sabe com quem pode contar ... *risos* ...

Grande abraço !

Powered By Blogger