quinta-feira, 9 de junho de 2011

Surpresas do mundo do vinho : há vinhos mexicanos ?!

Minha amiga Tatiana, leitora assídua do blog, acaba de voltar de uma viagem ao México e, num gesto simpaticíssimo, trouxe-nos de presente uma garrafa de vinho mexicano.

Já posso quase ouvir um leitor mais apressado dizendo a meia-voz : Vinho mexicano ? Acho que ela não é assim tão amiga ...

Pois é, mas o mundo dos vinhos é sempre cheio de surpresas ...

O consumo de vinho no México é absolutamente irrisório - pra você ter ideia, eles consomem menos vinho que nós, os brasileiros, que já estamos bem lá na rabeira da lista. Não encontrei dados sobre exportação, mas imagino que a participação dos vinhos mexicanos no mercado internacional seja absolutamente desprezível.

Apesar disso tudo ...

Apesar disso tudo, o vinho mexicano que provamos ontem à noite não decepcionou, absolutamente.


Estou falando de um Casa Grande Gran Reserva 2006,  um blend de uvas cabernet sauvignon e shiraz produzido pela vinícola Casa Madero. Esta vinícola se apresenta como a vinícola mais antiga das Américas, tendo sido fundada em 1597 !

Segundo os registros históricos, a verdade é que o vinho começou a ser produzido no México logo depois do descobrimento da América. Já no ano de 1522 o conquistador espanhol Hernán Cortez começava a plantar vinhedos para produzir vinhos para a Igreja. Sabe em que área do México isso aconteceu ? Pois foi na cidadezinha de Parras - exatamente onde fica a vinícola Casa Madero, dentro da região de Coahuila.

Bem, e o tal do vinho, como é ?

Sua coloração é escuríssima e profunda, no que parece ser a contribuição da uva shiraz (que a gente conhece por aqui com o nome de syrah). O aroma, intenso e potente, tem a clara marca da cabernet sauvignon : frutado no começo, evoluindo depois para aromas tostados ou defumados. Não senti os aromas típico da shiraz, como pimenta-do-reino ou especiarias.

Na boca, ao primeiro gole, os taninos estavam um pouco agressivos. Com o passar do tempo, a oxigenação da garrafa aberta foi amaciando e suavizando o vinho. O sabor é agradável, lembrando frutas negras, e a persistência na boca é notável. Para o meu gosto, faltava-lhe um pouco mais de acidez : o sabor era daquilo que os enólogos gostam de chamar de um vinho chato, sem brilho ou sem destaque.

Resumo da ópera : embora evidentemente esteja longe de ser maravilhoso, foi um vinho que me surpreendeu, principalmente por ter vindo de um país sem o menor reconhecimento internacional como produtor de vinho. Superior, eu diria, à enorme maioria dos vinhos tintos brasileiros que eu conheço ...

O que mais uma vez ajuda a lembrar da lição - quando tratamos de vinhos, devemos deixar de lado os nossos preconceitos. Aliás, pensando bem, não apenas quando se trata de vinhos, certo ?

Ao final, me lembro dos seguintes fatos : a Tatiana está de mudança para o México, e o marido dela não gosta de vinho. Fica, então, a pergunta - será que eles produzem o Casa Grande Gran Reserva em meias-garrafas ?

Este é o contra-rótulo, pra que ninguém pense que estou mentindo - vejam lá, está escrito "Hecho en Mexico" !

6 comentários:

mauricio disse...

há alguns anos na confraria do texugo degustamos às cegas alguns cabernet sauvignon do novo mundo. sabíamos que havia no meio um mexicano. pouca gente acertou. não foi nada óbvio. o vinho era considerado um dos top mexicanos. chamava-se mont xanic.

Evelyn Fligeri disse...

Há um ano atrás provei um vinho mexicano... Mas confesso que ele era horrível! Super aromático, mas na boca não senti nada! Chego a pensar que ele era fake total... Devo ter o rótiulo dele nos meus arquivos... Vou procurar e quando encontrar mando o nome do vinho!
Beijo,
Evelyn

Nivaldo Sanches disse...

É isso aí, Maurício, temos que vencer nossos preconceitos e, eventualmente, dar a mão à palmatória ...

Mas, de verdade - essa é uma das belezas desse mundo dos vinhos, não acha ? O inesperado, aquilo que rompe com o óbvio, fugir das certezas estabelecidas ...

Eu gosto disso !

Abraços, apareça por aqui mais vezes !

Nivaldo Sanches disse...

Procure, sim, Evelyn, vamos avançar nesta insólita avaliação de vinhos mexicanos ...

Abraços, obrigado pelo comentário !

Neuzza disse...

Oi como faço pra conseguir este vinho por favor podes me ajudar . meu pai fala que é bom de mas che ele tina 20 anos quando tomo pela primeira vez e agora ta com 80 anos e que de todo jeito que eu de conta deste vinho .podes me ajudar como faço pra conseguir em ; brigada.

Nivaldo Sanches disse...

Olá, Neuzza, obrigado pelo seu comentário. Infelizmente, não sei onde é possível comprar este vinho mexicano aqui no Brasil .. Nunca encontrei vinhos mexicanos à venda por aqui. Esta garrafa me foi trazida por uma amiga, diretamente do México.

Abraços !

Powered By Blogger