A próxima etapa deste nosso roteiro foi no restaurante Ettore, também lá pelos lados da Barra. Restaurante italiano típico - segundo nossos amigos Denise e Julio, que nos levaram até ele, um dos mais tradicionais do pedaço, instalado há uns 30 anos em dois endereços na cidade.
Os pratos eram bem variados - spaghetti com funghi freschi e peperoncino para mim, uma melanzane alla parmigiana para a Tereza, uma bela truta com creme de alho poró para o Julio e um carpaccio para a Denise.
O vinho ? Sul da Itália, mais uma vez. A opção deste noite foi o Primitivo del Tarantino Sinfarosa 2007, um IGT da Puglia.Trata-se de uma variante local da uva primitivo, aquela mesma que nos Estados Unidos recebeu o nome de zinfandel. É uva característica da região da Puglia, e produz um vinho de coloração vermelho escura, aromas de morango, de teor alcoólico elevado.
Essas uvas do sul da península - primitivo, nero d'avola - costumam preservar fortemente as características do terroir, uma certa rusticidade, um sabor bem diferente dos merlot e cabernet sauvignon meio homogeneizados que o mercado aprecia tanto ... Gosto muito de provar novos rótulos e novos fabricantes desses vinhos - mesmo que, como neste caso, não tenha sido um vinho que nos encantou. Estava OK - mas nós já provamos primitivos bem superiores por aí ...
De qualquer forma, como sempre, o prazer foi totalmente atingido pelo bom papo, pelas risadas - e pela enorme satisfação de estar, outra vez, compartilhando uma boa mesa com os bons amigos que não víamos há tempos.
Já estamos com saudades, acreditem !
Julio e Denise, nossos queridos amigos cariocas, que nos guiaram pelos restaurantes da Barra |
Nenhum comentário:
Postar um comentário