sexta-feira, 30 de abril de 2010

De que uvas foi feito este meu vinho francês ?

Há uma certa confusão nesse terreno das uvas e das regiões produtoras.

No Novo Mundo (Estados Unidos, Austrália, África do Sul, Nova Zelândia, Argentina, Chile) grande parte da produção é de vinhos varietais, ou vinhos feitos com uma única variedade de uva - malbec, chardonnay, cabernet sauvignon, carmenère, etc. Por isso, os vinhos quase sempre apresentam nos rótulos as suas uvas de origem.

Já no Velho Mundo (França, Itália, Espanha, Portugal, Alemanha) a história é outra. Em geral, a legislação desses países se fixa muito mais ao conceito de região demarcada - por exemplo, o Chianti Classico italiano é o vinho produzido na região x , que abarca as cidades tais e tais ao redor de Florença, na Toscana. Além disso, a uva a ser usada deve ser a sangiovese, e a produção do vinho deve seguir um conjunto bastante específico de regras oficiais. Outra coisa - o sujeito só pode produzir, por ano, um número específico de garrafas, de acordo com o tamanho do seu vinhedo.

Assim, quando você vê no supermercado uma garrafa de vinho com o rótulo Chianti Classico, não perca seu tempo tentando descobrir qual é a uva - a uva é sangiovese, por definição. Pode haver alguma pequena variação, de acordo com a legislação de cada país e com o gosto de cada produtor - este produtor irá acrescentar 5 % de uvas canaiolo, aquele outro produzirá o vinho com 10 % de cabernet sauvignon, mas a base sempre será sangiovese.

Coisa semelhante acontece com a grande maioria dos vinhos europeus. Um Rioja, espanhol será sempre feito à base da uva tempranillo. Um Borgonha, francês, será sempre feito à base da uva pinot noir. Os famosos Bordeaux, franceses, são autorizados a utilizarem na sua produção três tipos de uvas : cabernet sauvignon, cabernet franc e merlot - as proporções entre elas ficam a cargo do próprio produtor, e podem até variar um pouquinho de um ano para o outro.

Portanto, se for comprar um argentino ou chileno, foco na uva ! Se for comprar um europeu, foco na denominação de origem, ou região demarcada (essas informações sempre estão presentes nos rótulos dos bons vinhos ...)

10 comentários:

Unknown disse...

Poxa, fiquei muito feiz de saber que agora tem um blog ...
E sei que estarei no lugar certo para qualquer informação que precisar sobre vinho ...

Beijo Grande
Kenia

Andre SAvino disse...

Nivaldão

Parabéns pela iniciativa e pelas informações. Ao ler seu Bolg estava tomando um Bordeaux e não sabia qual era a uva, mas estava bom pra caramba. Valeu pelas dicas e parabéns pelo conteúdo.
Abç
Savino(Vizinho)

Nivaldo Sanches disse...

Pois é, Kenia, aqui estou eu, tentando vender meu peixe - ou melhor, meu vinho ... risos .. Registre-se como seguidora, e vai sempre receber informações quando houver uma nova postagem !

Nivaldo Sanches disse...

Savino, obrigado pelos comentários. Sim, a melhor parte da história dos vinhos é mesmo bebê-los, admito ... risos ...Mas nunca faz mal a gente ter um pouquinho mais de informação sobre o que está bebendo, não é mesmo ?Registre-se como seguidor, e vai sempre receber informações quando houver uma nova postagem !

Unknown disse...

Nivaldo,
Achei a idéia ótima e estou A-D-O-R-A-N-D-O seus comentários.
Se não for abusar, queria fazer uma solicitação... eis meu caso:
Sou casada, mas meu marido, "infelizmente", não bebe.
Depois do segundo dia aberto, acho que os vinhos ficam um horror e quase intragáveis.
Assim, me restam duas opções: ou bebo metade da garrafa em cada dia, ou abro uma meia garrafa (jogar vinho fora não é uma opção...).
Porém, não vejo muitas opçoes de vinhos bons em meia garrafa. Vc pode me sugerir algo?
Obrigada
Tatiana

Nivaldo Sanches disse...

Olá, Tatiana, que bom que gostou do meu blog ! Se você se registrar como seguidora, vai receber um aviso sempre que houver uma nova postagem.
Bem, o vinho realmente fica ruim depois do segundo dia aberto ... Jogar o vinho fora não é uma opção - suponho que trocar de marido também não seja ... risos ...
Infelizmente, não é fácil encontrar vinhos em meia-garrafa nos nossos supermercados e lojas. Em todo caso, vou fazer uma pesquisa e prometo voltar a este tema em uma próxima postagem.
Abraços !

Quilis disse...

Tatiana
Sobre o problema de tomar o vinho no segundo ou terceiro dia (até no quarto dia, se não estiver muito quente) depois de aberto. Há uma bomba de vácuo para conservar o vinho que funciona muito bem, veja a foto no http://www.maricotapresentes.com.br/ecommerce_site/produto_4273_3569_BOMBA-DE-VACUO-PARA-VINHO-CONSERVA-SEU-VINHO-POR-MUITO-MAIS-TEMPO. Eu as uso a mui¨tos anos. Voce já deve ter houvido falar que o vinho precisa respirar, pois é há alguns vinhos que ficam melhor no segundo dia, do que quando vc os abre. Experimente.

Anônimo disse...

Nivaldo, Parabéns pela iniciativa e pelas aulas para que possamos conhecer um pouco mais sobre esta delicia dos Deuses, "O VINHO".
Vamos acompanhar suas dicas sempre muito interessantes.

Um abraço,
Edu

Nivaldo Sanches disse...

Tatiana, a sugestão do Quilis é boa. Eu, pessoalmente, não tenho muita experiência com as bombas de vácuo - aqui em casa as garrafas abertas têm a tendência de se esvaziarem no mesmo dia ... No entanto, muita gente diz que é uma boa soução. Voltarei ao seu tema em uma próxima postagem.

Nivaldo Sanches disse...

Grande Eduardo, obrigado pelos comentários ! Volte mais vezes, e traga suas contribuições - você e a Helena também são bons bebedores de vinho, e têm "litragem" suficiente para enriquecer nosso blog !

Powered By Blogger